| "AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE AMÉM": RITOS FÚNEBRES DE TRABALHADORES ESCRAVOS E LIVRES NA FREGUESIA DE SÃO JOSÉ (CE) DOS OITOCENTOS. | ÉVILA CRISITNA VASCONCELOS DE SÁ |  | 
| "COMO MELHORAR UMA SITUAÇÃO?": O JORNALISTA LUIZ CAMPOS E SUAS IDEIAS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA FORTALEZA DA DÉCADA DE 1950 | ROBERTA KELLY SANTOS MAIA |  | 
| "ENTRE SÍMBOLOS E PALAVRAS": O ATO DE VELAR EM RUSSAS-CE | ANA CLÁUDIA ANIBAL RIBEIRO |  | 
| "NARRADORES-COLECIONADORES' E TRÊS CANÇÕES DO "REI" ROBERTO CARLOS:  JUVENTUDE, REBELDIA E CONCILIAÇÃO EM "QUERO QUE VÁ TUDO PRO INFERNO", "À JANELA" E "O DIVÃ". | EDMILSON ALVES MAIA JUNIOR |  | 
| ABC DO SERTAO: AS LETRAS DE LUIZ GONZAGA COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA | CÍCERA RAQUEL OLIVEIRA DE MORAIS |  | 
| ABC DO SERTAO: AS LETRAS DE LUIZ GONZAGA COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA | JORDANIA MARTINS DA SILVA |  | 
| ABENÇOADOS E CONDENADOS: AS REPRESENTAÇÕES NOS ESCRITOS DEMONOLÓGICOS MEDIEVAIS. | JOSE LUCAS CORDEIRO FERNANDES |  | 
| ACERVOS HISTÓRICOS DO CEARÁ: EDITAR PARA PRESERVAR | CÍNTHYA DA SILVA MARTINS |  | 
| A CULTURA POPULAR E O ENSINO DE HISTÓRIA | ANDREA PEREIRA DE SOUSA |  | 
| A FICÇÃO COMO REVISITAÇÃO DO PRESENTE | CÍCERO DE BRITO NOGUEIRA |  | 
| A FORÇA DO ARGUMENTO IMPRESSO: IMPRENSA LIBERTÁRIA E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. | ALLYSON BRUNO VIANA |  | 
| A HISTÓRIA DA CAPOEIRA NO CEARÁ NAS DÉCADAS  DE 1980 E 1990 ATRAVÉS DA MEMÓRIA E ORALIDADE | JOSÉ OLÍMPIO FERREIRA NETO |  | 
| A HISTÓRIA DA IDEIA DE TRABALHO E A CRÍTICA DE KARL MARX | ÍTALO ANDRADE LIMA |  | 
| A HISTÓRIA PRESENTE NOS MITOS: UMA REFLEXÃO SOBRE A OBRA SCIENZA NUOVA DE GIAMBATTISTA VICO | ALEXSANDRA AQUINO MONTEIRO |  | 
| A IDENTIDADE TERRITORIAL E CULTURAL DO SERTANEJO NORDESTINO NA OBRA DE LUIZ GONZAGA | ANTÔNIO ROBERTO SOARES CAVALCANTE |  | 
| A JOVEM GUARDA E A JUVENTUDE: CRÍTICA E TRANSGRESSÃO NOS ANOS DE CHUMBO NO BRASIL (1964-1985) | LUCIANA LIMA FERNANDES |  | 
| A LEPRA EM FORTALEZA ATRAVÉS DAS PÁGINAS DO JORNAL O NORDESTE  (1922-1930). | FRANCISCA GABRIELA BANDEIRA PINHEIRO |  | 
| A LOUCURA E A ESFERA MORAL NA CIDADE DE TERESINA-PI ENTRE AS DÉCADAS DE 1870 E 1930 | FELIPE DA CUNHA LOPES |  | 
| A MEMÓRIA E O ESQUECIMENTO EM NIETZSCHE – UMA OPOSIÇÃO À “CONSCIÊNCIA HISTÓRICA” MODERNA | RAYLANE MARQUES SOUSA |  | 
| A MEMÓRIA SOCIAL NO BAIRRO SERVILUZ E AS REPRESENTAÇÕES DOS JORNAIS O POVO E DIÁRIO DO NORDESTE (1982-1992) | FLAVIO DA CONCEIÇÃO |  | 
| A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL NO ESPAÇO RELIGIOSO PROTESTANTE: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA (2009-2012) | ROK SÔNIA NAIÁRIA DE OLIVEIRA |  | 
| A MITOLOGIA NA ORIENTAÇÃO HISTÓRICA DA SCIENZA NUOVA DE GIAMBATTISTA VICO | MARIA LUDIANE PEREIRA SOARES |  | 
| AMOR AO ÓCIO: A VADIAGEM E OS JOGOS DE AZAR NO COTIDIANO FORTALEZENSE (1900 – 1930) | MARIA ADAIZA LIMA GOMES |  | 
| A PRESENÇA DE BELCHIOR GOMES DE ARAÚJO NO IMAGINÁRIO IGUATUENSE E ARREDORES | FATIANA CARLA ARAUJO |  | 
| A PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL CEARENSE: O JOGO E O TRABALHO NO COTIDIANO DE FORTALEZA NA DÉCADA DE 30. | CAIO LUCAS MORAIS PINHEIRO |  | 
| A REFORMA DA PRAÇA DO FERREIRA DE 1968-1969 - A PRAÇA DOS “JARDINS SUSPENSOS”. | ANA PAULA PEREIRA COSTA |  | 
| A RELAÇÃO DO MARANHÃO: A FÚRIA DE CONTRASTES ENTRE JESUÍTAS E NATIVOS NO CEARÁ DO SÉCULO XVII | FRANCISCO CARLOS CARVALHO DA SILVA |  | 
| A SABEDORIA DOS ANTIGOS: A CONTRIBUIÇÃO POÉTICA E ANTROPOLÓGICA DE HOMERO NA SCIENZA NUOVA DE GIAMBATTISTA VICO | LARISSA NELANE PEIXOTO COELHO |  | 
| AS AÇÕES DIÁRIAS E AS ESTRATÉGIAS DE LUTA DO COMITÊ BRASILEIRO PELA ANISTIA (CBA-CE), NO CEARÁ (1975-1980). | ANDRÉ PINHEIRO DE SOUZA |  | 
| AS COISAS QUE NOS CERCAM: CONFIGURAÇÕES SÓCIO-PATRIMONIAIS DA VILA DE LIMOEIRO (1875-1884) | LUCIANA MEIRE GOMES REGES |  | 
| AS MEMÓRIAS E IMAGENS DIVULGADAS PELO INSTITUTO DO CEARÁ SOBRE A “CICERÓPOLES” CEARENSE (1911-1950) | ASSIS DANIEL GOMES |  | 
| AS NOÇÕES DE PECADO, CORPO E SEXUALIDADE NOS QUADROS E GRAVURAS MEDIEVAIS ATRAVÉS DO MANUAL MALLEUS MALEFICARUM- O LIVRO DAS BRUXAS. | ZULEIKA ANÁLIA DE ALMEIDA GUERRIERI |  | 
| ASPECTOS DA CULTURA REPUBLICANA EM ESAÚ E JACÓ, DE MACHADO DE ASSIS | JOSÉ WELLINGTON DIAS SOARES |  | 
| AS REPRESENTAÇÕES DA RELIGIÃO E MAGIA NA OBRA “O ASNO DE OURO” DE APULEIO (SÉC. II D.C.). | JOÃO MARCOS ALVES MARQUES |  | 
| AS TRAJETÓRIAS E CONCEPÇÕES DO 1° DE MAIO NO CEARÁ DO INÍCIO DO SÉCULO XX E A CONQUISTA DA NOVA JORNADA DE TRABALHO. | ANTONIO DE PÁDUA ALMEIDA JUNIOR |  | 
| A TRANSFORMAÇÃO URBANA DE FORTALEZA E O PROCESSO DE EXPLORAÇÃO DOS TRABALHADORES | RAFAEL FELIPE DE ALMEIDA |  | 
| A VERSÃO DOS LXX DE ALEXANDRIA: IMPLICAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS, RELIGIOSAS E CULTURAIS | CÍNTHYA DA SILVA MARTINS |  | 
| A “HERESIA MARXISTA” DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE SEGUNDO O VATICANO | ADRIANO FERREIRA DE PAULO |  | 
| BANDA DE MÚSICA DA POLÍCIA MILITAR: MÚSICA E MÚSICOS NO CEARÁ (1854-1954) | INEZ BEATRIZ DE CASTRO MARTINS |  | 
| BOÊMIA E MODINHA SERESTEIRA EM FORTALEZA (1888-1920) | ANA LUIZA RIOS MARTINS |  | 
| BREAK E MANGUEBIT NA CIDADE DE RECIFE DAS DÉCADAS DE 1980 E 1990. | FRANCISCO GERARDO CAVALCANTE DO NASCIMENTO |  | 
| CAPOEIRA CANTADO  HISTÓRIAS  E  REINVENTANDO  O  PASSADO | DIEGO BEZERRA BELFANTE |  | 
| CHAGAS ABERTAS: A MEMÓRIA E A PÓS-MEMÓRIA DA HANSENÍASE NO CEARÁ. | ZENAIDE ANDRADE LOBO |  | 
| CIÊNCIA MÉDICA NO ARQUIVO PRIVADO DE GUILHERME STUDART | PAULA VIRGINI PINHEIRO BATISTA |  | 
| CIPRIANO, A IDENTIDADE PIAUIENSE E O IMAGINÁRIO NORDESTINO | NÚBIA DE ANDRADE VIANA |  | 
| CONCEPÇÕES DO TRABALHO INTELECTUAL (1930 -1950): FRAN MARTINS E RACHEL DE QUEIROZ | PLAUTO DANIEL SANTOS ALVES |  | 
| CONSTRUINDO UMA MEMÓRIA MILITANTE: MULHERES E OPOSIÇÃO À DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA | RAQUEL CAMINHA ROCHA |  | 
| CONTRIBUIÇÃO DAS IRMÃS DA CARIDADE NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE E NO DESENVOLVIMENTO DA ENFERMAGEM NO CEARÁ | EMANOELA THEREZINHA BESSA MENDES |  | 
| CORPO DOENTE X CORPO SAUDÁVEL: O IDEAL DE CORPO, SAÚDE E BELEZA NOS ALMANAQUES DE FARMÁCIA DAS DÉCADAS DE 1930 E 1940. | GABRIELA FERREIRA BARBOSA |  | 
| COTIDIANO E CURRÍCULO NAS ANTIGAS ESCOLAS MILITARES DO EXÉRCITO (1889-1905) | JANOTE PIRES MARQUES |  | 
| CULTURA, EXPERIÊNCIA E TRABALHO: OPERÁRIAS TÊXTEIS DA FÁBRICA SANTA CECÍLIA, EM FORTALEZA (1983-1993) | JORMANA MARIA PEREIRA ARAÚJO |  | 
| CULTURA POLÍTICA, HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO VALE DO JAGUARIBE | MARIA LENÚCIA DE MOURA |  | 
| DA CASA DE CARIDADE AO HOSPITAL: ESPAÇOS DE SAÚDE PÚBLICA NO CEARÁ IMPERIAL. | CARLA SILVINO DE OLIVEIRA |  | 
| DISCURSOS ESCRITOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EM QUIXADÁ: PT DOS TRABALHADORES E DO POVO NA APRESENTAÇÃO DO PARTIDO (1980-1992) | GEOVAN NOBRE DE ARAÚJO |  | 
| EDUCAÇÃO COLONIAL: MEMÓRIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS BASEADAS NA ORALIDADE. | MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA |  | 
| ENTRE A FÁBRICA E A FOTO: NARRATIVAS E IMAGENS NA CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO | CID MORAIS SILVEIRA |  | 
| ENTRE CANTOS E AÇOITES: MEMÓRIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ENVOLVEM OS PENITENTES DE BARBALHA-CE. | JANA RAFAELLA MAIA MACHADO |  | 
| ENTRE O IMPERADOR E O PRESIDENTE: A (DES) CONSTRUÇÃO DO ESTADO NACIONAL | FRANCISCO WEBER PINTO PORFÍRIO |  | 
| ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A CONSTITUIÇÃO DAS UNIDADES PRODUTIVAS - PARTICULARIDADES DO UNIVERSO RURAL OITOCENTISTA MINEIRO | KEILA CECÍLIA DE MELO |  | 
| ESTUDO SOBRE OS MILITANTES TROTISKISTAS DE FORTALEZA: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA ORAL | ANDREYSON SILVA MARIANO |  | 
| EU PREFIRO AS CURVAS DA MEMORIA: UMA ANALISE DE NARRATIVAS DE FÃS-COLECIONADORES DO "REI" ROBERTO CARLOS | EDMILSON ALVES MAIA JUNIOR |  | 
| FOTOGRAFIA E AURA EM WALTER BENJAMIN: RUINA DA ARTE E DA ESTÉTICA TRADICIONAL. | PABLO TAHIM PEREIRA SILVA |  | 
| FRATURA EXPOSTA: ARTE NA PERIFERIA DE FORTALEZA NA DÉCADA DE 1980 | CAIO DANIELI GONÇALVES DE ARAUJO |  | 
| GRENDENE E FTED: DUAS FÁBRICAS, DOIS TEMPOS, UMA SOBRAL. | MARCOS VINÍCIUS LOPES MARQUES |  | 
| HERANÇA DA CONTRACULTURA: A COMUNIDADE HIPPIE DE AREMBEPE, CAMAÇARI-BAHIA (1970 - 2011) | GETÚLIO CAVALCANTE DE SOUSA |  | 
| HISTÉRICOS, NEURASTÊNICOS E ESQUIZOFRÊNICOS: AS DOENÇAS NERVOSAS NA DISCURSIVIDADE MÉDICA FORTALEZENSE (1913-1940) | RAUL MAX LUCAS DA COSTA |  | 
| HISTÓRIA, CULTURA E DANÇA - PASSOS QUE EXPRESSAM O RITO E A BRINCADEIRA NA COMUNIDADE DE BALBINO - CE (1940-1980) | CAMILA MOTA FARIAS |  | 
| HISTÓRIA, LINGUAGEM E SENSO COMUM EM GIAMBATTISTA VICO | TATIANA QURINO CRISÓSTOMO MELO |  | 
| HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO: O PAPEL DOS ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS - RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO MEMORIAL DA CULTURA CEARENSE | SAMARA MAYRA BENÍCIO RODRIGUES |  | 
| HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORALIDADE NO ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES DAS CULTURAS POPULARES | JOSÉ EDVAR COSTA DE ARAÚJO |  | 
| HISTÓRIA DA FÁBRICA DE TECIDOS SOBRAL CONTADA POR SEUS TRABALHADORES | ALLANA ARAÚJO VASCONCELOS |  | 
| HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO  CEARÁ:  CAMINHOS ATRELADOS A  PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO  NO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA | FRANCISCO CARLOS FALCÃO JUNIOR |  | 
| HISTÓRIA E ASTROLOGIA NO RENASCIMENTO ITALIANO: UMA REFLEXÃO DE MARSÍLIO FICINO | LORENA OLIVEIRA MACIEL SILA |  | 
| HISTÓRIA E MEMÓRIA ORGANIZACIONAL | MARININA GRUSKA BENEVIDES |  | 
| HISTÓRIAS DE VIDA, NARRATIVAS DE MORTE | CICERO DA SILVA OLIVEIRA |  | 
| HISTORIOFOTIA: A ESCRITA CINEMATOGRÁFICA DA HISTÓRIA | SANDER CRUZ CASTELO |  | 
| JOÃO BRÍGIDO E INTELECTUAIS EM DEBATE: UMA QUESTÃO DE IDENTIFICAÇÃO (1862-1919) | RENATO DE MESQUITA RIOS |  | 
| JOÃO BRÍGIDO E INTELECTUAIS EM DEBATE: UMA QUESTÃO DE IDENTIFICAÇÃO (1862-1919). | RENATO DE MESQUITA RIOS |  | 
| LEMBRAR E ESQUECER: O PAPEL DO HISTORIADOR NAS COMISSÕES DA VERDADE | CAROLINA MARIA ABREU MACIEL |  | 
| LUGARES DE MEMÓRIA E IDENTIDADE ETNICA TREMEMBÉ NO CONTEXTO DO MAGISTÉRIO INDÍGENA TREMEMBÉ DE ENSINO SUPERIOR(MITS) | RENATA LOPES DE OLIVEIRA |  | 
| MARACATU CEARENSE: O REGISTRO COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA DIGNIDADE COLETIVA | JOSE SOARES DE SOUSA NETO |  | 
| MARIA FIRMINA DOS REIS E OS DISCURSOS ANTIESCRAVISTAS NO MARANHÃO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. | RÉGIA AGOSTINHO DA SILVA |  | 
| MEMÓRIA E ESCRITA DA HISTÓRIA DE QUIXADÁ: ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO DO MEMORIALISTA JOÃO EUDES COSTA | NATHAN PEREIRA BARBOSA |  | 
| MEMÓRIA E ESQUECIMENTO; A HISTÓRIA ORAL COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL | AIMÉE AGUIAR |  | 
| MEMÓRIA E SABERES: EXPERIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA | RAIMUNDO ERICK DE SOUSA AGAPTO |  | 
| MEMÓRIAS DA LUTA POLÍTICA ESTUDANTIL PELA DEMOCRACIA NA UNIVERSIDADE DO CEARÁ(FORTALEZA - 1962) | FREDERICO DE ANDRADE PONTES |  | 
| MEMÓRIAS DE IDOSOS E A PRODUÇÃO DE FONTES ESCRITAS | FERNANDA PINTO |  | 
| MEMÓRIAS DO CANGAÇO NA CULTURA POPULAR CEARENSE: CANGACEIROS SOBREVIVEM NO IMAGINÁRIO NORDESTINO | VAGNER SILVA RAMOS FILHO |  | 
| MEMÓRIAS E IMPRESSÕES DOS TRABALHADORES GRÁFICOS NA EMPRESA TIPROGRESSO EM FORTALEZA (1980-2012) | LEO NATANAEL DE JESUS ARAÚJO |  | 
| MEMÓRIAS EM CURSO: A TRANSFORMAÇÃO DO COTIDIANO FORTALEZENSE FRENTE À CHEGADA DA BASE MILITAR NORTE-AMERICANA (1943-1945). | REVERSON NASCIMENTO PAULA |  | 
| MITO E SABEDORIA VULGAR COMO PRINCÍPIO HISTÓRICO DA ORIGEM DO MUNDO CIVIL DAS NAÇÕES: UMA REFLEXÃO SOBRE A SCIENZA NUOVA | JÉSSICA HOLANDA LEMOS |  | 
| MORTE E MEMÓRIA: NARRATIVAS SOBRE O CULTO RELIGIOSO À CRUZ DA BAIXA RASA EM CRATO/CE | ANA CRISTINA DE SALES |  | 
| MULHERES E HOMENS ALIENADOS NO CEARÁ: O PERFIL DOS INTERNOS DO SÃO VICENTE DE PAULA | CLÁUDIA FREITAS DE OLIVEIRA |  | 
| MÚLTIPLAS VISÕES DO BRASIL NA CORRESPONDÊNCIA DE ELIZABETH BISHOP | GEORGIA GARDENIA BRITO CAVALCANTE CARVALHO |  | 
| NAVEGAR É PRECISO; SEM MEMÓRIA, IMPOSSÍVEL | GERSON AUGUSTO DE OLIVEIRA JUNIOR |  | 
| NO CORPO E NA MEMÓRIA: SEGREGAÇÃO E IDENTIDADES NO LEPROSÁRIO ANTÔNIO DIOGO (1928-1968) | CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA |  | 
| NO PERCURSO DA SAÚDE: A ATUAÇÃO DO CENTRO MÉDICO CEARENSE EM FORTALEZA (1913-1935) | ANA KARINE MARTINS GARCIA |  | 
| NOS LAÇOS DA MEMÓRIA: PERSPECTIVAS DA ORALIDADE ACERCA DA (RE) ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO BAIRRO SANTANA | THIAGO COELHO SILVEIRA |  | 
| NUMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA, EM DESTAQUE: REPRESENTAÇÕES, MEMÓRIAS E SENSIBILIDADES DE UMA MIGRAÇÃO QUIXADAENSE PARA SÃO PAULO (1973-2001). | VILARIN BARBOSA BARROS |  | 
| O ALÉM NA ESCRITA MEDIEVAL: REPRESENTAÇÕES INFERNAIS NA DIVINA COMÉDIA E VISÃO DE TÚNDALO | RAKELL RAYS DOS ANJOS ALVES |  | 
| O CÓLERA E SEUS TRAJETOS EM QUIXERAMOBIM, 1862-1863 | MAYARA DE ALMEIDA LEMOS |  | 
| O CONCEITO DE PATRIMÔNIO CULTURAL E A AMPLIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE CULTURA | AMANDA GABRIELLE DE QUEIROZ COSTA |  | 
| O CONTEXTO HISTÓRICO DA OBRA MÉMORIAS DO CÁRCERE, DE GRACILIANO RAMOS | GLAISA CARDOSO ROCHA |  | 
| O CULTO PRIVADO ROMANO NA OBRA DE AGRICULTURE DE CATÃO | CLEIDIANE ROSENDO FERREIRA |  | 
| O GRAMADO DO VIZINHO SEMPRE É MAIS VERDE: O ESTADO NOVO BRASILEIRO VISTO PELA REVISTA THE CRISIS | LINDERCY FRANCISCO TOME DE SOUZA LINS |  | 
| O MUNDO POPULAR E MUNDO DIALETAL: OS EXCLUÍDOS NA OBRA DE PIER PASOLINI | PAULA TÁRCIA FONTELES SILVA |  | 
| O PASSADO PARA ALÉM DA HISTÓRIOGRAFIA: ELIO GASPARI E A DITADURA MIDIATIZADA | MARCOS MANOEL SILVA SEVERIANO |  | 
| O QUEFAZER ARQUIVÍSTICO NO CEARÁ PROVINCIAL: O REGISTRO DAS PALAVRAS EM DOCUMENTOS DE ARQUIVO | ANA CARLA SABINO FERNANDES |  | 
| OS ENLACES DA MEMÓRIA COM A ESCRITA: OS LIVROS MEMORIALÍSTICOS COMO FONTES, PARA SE TECER A HISTÓRIA | CINTYA CHAVES |  | 
| OS TRABALHADORES PORTUÁRIOS DA CIDADE DE FORTALEZA: ENTRE O MUTUAISMO E O SINDICALISMO (1912- 1931). | NÁGILA MAIA DE MORAIS GALVÃO |  | 
| PARTICIPAÇÃO POPULAR NO TOMBAMENTO DA IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DOS AFLITOS. | LUCAS GUERRA CARVALHO DE ALMEIDA |  | 
| PERCEPÇÕES LULIANAS SOBRE OS ESPAÇOS DO ALÉM | TAYANE CRISTINA SOUSA ARAUJO |  | 
| PRÁTICAS LETRADAS E PROJETOS POLÍTICOS DE INTELECTUAIS E CLÉRIGOS PARA TRABALHADORES E DESVALIDOS EM FORTALEZA NA PRIMEIRA REPÚBLICA | GLEUDSON PASSOS CARDOSO |  | 
| REDE SOLIDARIA POSITIVA: PORTADORES DO VÍRUS DO HIV EM FORTALEZA - A LUTA PELA VIDA E CONTRA O ESTIGMA (2000 AOS DIAS ATUAIS) | BRUNA APARECIDA BARROS |  | 
| REMÉDIOS, PHARMAKOS E MANDINGAS PARA ULISSES ESQUECER: LETE, A GRANDE INIMIGA DA NARRATIVA DE ODISSEU | CARLOS AUGUSTO LIMA DE OLIVEIRA |  | 
| SABER MÉDICO SOBRE A TRANSGRESSÃO JUVENIL (1950 E 1960). | LIDIA NOEMIA SANTOS |  | 
| SAÚDE E DOENÇA NO LUNÁRIO PERPÉTUO | ALINE DA SILVA MEDEIROS |  | 
| SENTIMENTOS DO BLUES: A CENA BLUES E(M) PERSONAGENS NA CIDADE DE FORTALEZA 1988-1998 | LEOPOLDO DE MACEDO BARBOSA |  | 
| SOBRE A FORMA MAIS ACERTADA DE SE ESCREVER A HISTÓRIA DO BRASIL: ENTRE A FICÇÃO E A ESCRITA REALISTA. | THIAGO ALVES NUNES RODRIGUES TAVARES |  | 
| SOBRE AS DOBRAS DO SABER: A AIDS A PARTIR DOS RASTREAMENTOS FOUCAULTIANOS NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 NO BRASIL | ÍTALO CRISTIANO SILVA E SOUZA |  | 
| TERRITÓRIOS ÍNDIOS NA MUSICA BRASILEIRA | BRUNO RONALD ANDRADE DA SILVA |  | 
| TERRITÓRIOS SENSÍVEIS: ESPAÇOS SOCIAIS E SIMBÓLICOS CRIADORES DE UMA CULTURA ESCRITA EM RAIMUNDO ANTONIO DA ROCHA LIMA (1874-1878) | ARIANE BASTOS GONÇALVES DE ARAUJO |  | 
| TRABALHADORES DO BARRO: ATIVIDADE CERAMISTA NO DISTRITO DE FLORES, CE. | FRANCISCO DE ASSIS MENDES |  | 
| TRABALHO, ESTADO E REPRODUÇÃO DO CAPITALISMO: HISTÓRICO E ELEMENTOS ATUAIS PARA O DEBATE SOBRE O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO | SAMARA MAYRA BENÍCIO RODRIGUES |  | 
| UMA FÁBRICA DE IDEIAS: CHAGAS RODRIGUES, PTB E O IDEÁRIO TRABALHISTA NO PIAUÍ (1958-1962) | MARYLU ALVES DE OLIVEIRA |  | 
| UMA UNIVERSIDADE PARA QUEM?: PERCEPÇÕES SOBRE A INSTALAÇÃO E A ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ENTRE O BENFICA E A GENTILÂNDIA (1955-1967) | RENATO MESQUITA RODOLFO |  | 
| UM DEVER DE MEMÓRIA: O SONHO DE LIBERDADE E DE TRABALHO DOS ESCRAVOS E AS LEGISLAÇÕES BRASILEIRAS | CLEIDIMAR RODRIGUES DE SOUSA LIMA |  | 
| UM DIÁRIO DO SERTÃO: AS NARRATIVAS DE VIAGEM DE FRANCISCO FREIRE ALEMÃO E SUAS IMPRESSÕES SOBRE O CEARÁ | FRANCISCA HISLLYA BANDEIRA CAVALCANTE |  | 
| UM DRAMA EM CADA ATO - A ENCENAÇÃO TEATRAL DOS DRAMAS POPULARES DE GUARAMIRANGA | MARINA BRITO MORAIS |  | 
| UM “BREGA” CRÍTICO, UMA SOCIEDADE APÁTICA E UMA REDEMOCRATIZAÇÃO CONTURBADA: ANÁLISE DE ALGUMAS COMPOSIÇÕES DE ALÍPIO MARTINS NO PERÍODO DE REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL | ANTÔNIO ROBERTO SOARES CAVALCANTE |  | 
| VELAS E MOTORES NO MAR DE ALMOFALA: OS PESCADORES TREMEMBÉ E A INDÚSTRIA LAGOSTEIRA NA DÉCADA DE 1960 | GERSON AUGUSTO DE OLIVEIRA JUNIOR |  | 
| “ALMA QUE A DEUS BUSQUEIS, QUE NESTE MUNDO QUEREIS?” A RELAÇÃO ENTRE MORTOS E VIVOS NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ. | FRANCISCA EUDESIA NOBRE BEZERRA |  | 
| “FOGO NA GAZETA” – MEMÓRIAS DE UM CORPO EDITORIAL DURANTE A DITADURA MILITAR | CARLA DARLEM SILVA DOS REIS |  | 
| “ISSO É CONVERSA DE CANDANGO”. MEMÓRIAS ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA (1956-1960). | COSMA SILVA DE ARAÚJO |  | 
| “JERIMUM COM LEITE EM PÓ E MUNGUNZÁ COM DIETIL”: AS MÚLTIPLAS APROPRIAÇÕES NO FAZER MUSICAL DE RODGER ROGÉRIO | JORDIANNE MOREIRA GUEDES |  | 
| “OPERAÇÃO ESPERANÇA”: ATUAÇÃO DO SERVIÇO DE PROMOÇÃO HUMANA (SPH) NO MEIO RURAL, CAMOCIM – CE (1969-1974) | VERA LÚCIA SILVA |  | 
| “SEMPRE ESTO FOI PROFETIZADO... SEER O MUND’ ASSI COMO É MIZERADO”. ESCATOLOGIA, CASTIDADE E ESPIRITUALIDADE NAS CANTIGAS DE ESCÁRNIO, MAL-DIZER  E DE AMOR (TROVADORISMO PORTUGUÊS, SÉC. XIII) | GLEUDSON PASSOS CARDOSO |  | 
| “VIVA AS ALMAS DA BARRAGEM!”: AS DISPUTAS DE MEMÓRIA NA CAMINHADA DA SECA, SENADOR POMPEU – CE (1982-2012). | KAROLINE QUEIROZ E SILVA |  |