Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Apresentação

 

 

A ABEF (Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia) é a entidade que representa os estudantes de filosofia do Brasil.
Tal entidade tem como intuito articular o movimento estudantil de filosofia, congregando os estudantes em torno das discussões e ações sobre a intervenção filosófica na transformação social, bem como discutir a filosofia no campo do ensino, pesquisa e extensão universitária, questionando o papel da universidade nessa transformação.


A construção e defesa desta entidade se faz necessária na medida em que  vislumbramos a ruptura com a atual sociedade e tendemos a nos organizar e atuar de forma unitária na defesa de uma sociedade mais justa.
É neste sentido que nós, da ABEF, além de reivindicarmos um movimento estudantil combativo, reivindicamos também sua articulação com os movimentos sociais populares. A universidade não esta ilhada, fora do contexto geral.
Nossa luta é na defesa das reivindicações estudantis e populares, na construção de um nova educação social que se paute nos marcos da defesa da justiça social e soberania popular. Vemos que o enefil e um espaço de construção e fortalecimento dos estudantes de filosofia do Brasil onde se encontram participando deste espaço a USP, UFSC, UFMA, UFPI, UFPE, UFMG, UFC, UECE, UEMA, UFPA, UNB, UERJ dentre outras  totalizando mais de 250 estudantes escritos no ano de 2009 e 300 no ano de 2010 sedo respectivamente 56 e 157 trabalhos aposentados e aqui publicados.


“As idéias da classe dominante são as idéias dominantes em cada época, isto é, a classe que é o poder material dominante na sociedade, simultaneamente é o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material, dispõe, com isso, dos meios de produção intelectual; assim, de um modo geral, as idéias daqueles que não dispõem dos meios de produção intelectual são subordinadas à classe dominante... Os indivíduos competentes da classe dominante possuem também consciência, e por isso pensam; por conseguinte, na medida que dominam como classe e determinam toda a amplitude de uma época histórica, naturalmente o fazem em toda a sua extensão, dominando também, conseqüentemente, como pensadores, como produtores de idéias, e regulando dessa forma a produção e distribuição de idéias de sua época. Eis porque suas idéias são as idéias dominantes da época”. (Marx e Engels)  


Gestão Kairos 2008-2009: Italo, Mari, Marcelle, Noeli, Mayda, Lucas, Matheus.

Gestão Agir para transformar 2009-2010: Italo, Mari, Marcelle, Noeli, Livia, Marcos, Orlando.

 

Serviços


ENEFIL - Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia

© 2010 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados