Uece outorga Título Honorífico de Professora Emérita à docente e pesquisadora Sofia Lerche

14 de setembro de 2023 - 10:49

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) homenageou, nesta segunda-feira (11), com o Título Honorífico de Professora Emérita, a docente e pesquisadora, vinculada ao Centro de Educação (CED), Sofia Lerche Vieira. A outorga aconteceu em sessão solene do Conselho Universitário, no Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), no campus Itaperi.

Presidido pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o evento contou com a presença do vice-reitor Dárcio Ítalo Teixeira, da família da homenageada, de ex-reitores, pró-reitores, diretores, conselheiros universitários, professores, servidores e estudantes da instituição.

O Título Honorífico de Professor Emérito da Uece é destinado ao docente detentor do grau de doutor, pesquisador, que tenha se aposentado na Uece, por tempo de serviço ou implemento de idade, e que tenha se destacado na instituição ou apresente significativa capacidade de publicação científica e importante atuação em programa de pós-graduação stricto sensu acadêmico, a fim de que sejam preservadas sua produtividade acadêmica e sua contribuição à instituição.

Foi por atender a esse perfil que professora Sofia recebeu o título. Sua trajetória foi apresentada pelo docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), João Batista Nunes, em que destacou valiosas contribuições da docente, dentro e fora da Uece.

Em seu discurso, professora Sofia Lerche fez agradecimentos ao reitor, ao PPGE, aos amigos e à sua família; e falou da homenagem. “Por certo não é uma conquista simples. Não é a mesma coisa que o êxito de um atleta, onde o pleno domínio do corpo está em sintonia com destrezas que o conduzem ao podium. No caso de um reconhecimento como este, está em questão a mente inquieta. A capacidade de manter-se alerta durante e, sobretudo, depois do jogo. O título de professor emérito está associado a uma trajetória acadêmica e à permanência quando a maioria exerce o direito de cultivar outras esferas da vida”.

Professora Sofia resumiu sua vida acadêmica e destacou: “foi na Uece, porém, onde continuei trabalhando na condição de professora permanente (voluntária) no PPGE, onde concentrei minha produção pós-aposentadoria, somando hoje mais de 12 anos de trabalho”. E ressaltou, ainda, as pesquisas realizadas com o Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA). “Essas pesquisas representam também um legado, que está sendo e será levado adiante pelos muitos estudantes que acompanharam minhas reflexões e orientandos que estiveram ou estão sob minha orientação e os membros desse grupo de pesquisa. Este título, nesse sentido, é nosso. É desse grupo de pesquisa que trabalha sem fazer alarde e longe de holofotes”.

E finalizou seu discurso com mais um agradecimento. “Agradeço por ter podido viver tudo isso e receber esse título, que é um reconhecimento ao esforço de conhecer. Como diz meu pai, do alto de seus quase 101 anos, ‘se tiver merecimento, quero continuar até onde a lucidez me levar’”, explanou a homenageada.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, salientou a relevância das contribuições da professora Sofia na Uece e no Ceará. “Esse é um momento ímpar para nossa instituição, pois temos aqui a oportunidade, por meio do nosso Conselho Universitário, de dizer à professora Sofia da importância que ela teve e que continua tendo na Universidade Estadual do Ceará como uma das grandes construtoras da nossa universidade: atuou no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, apoiou a gestão e também esteve em cargo de gestão, à frente da educação cearense, contribuindo, produzindo conhecimento, tomando decisões que impactaram positivamente na qualidade da educação do estado do Ceará”.

O gestor agradeceu. “A Uece é grata pela sua presença tão inquieta e pela sua trajetória nesta Universidade, por contar, em nosso quadro de professores eméritos, com uma professora pesquisadora de sua grandeza. É a própria Uece que, na verdade, é homenageada. Muito obrigado!, finalizou o reitor”.

O evento foi abrilhantado pela apresentação do Quinteto de Violões da Uece, sob a coordenação do professor Marcos Maia.

Matéria retirada da página principal da UECE. Clique aqui para conferir a material original.