Pibid/Uece promove encontro com bolsistas durante a XXX Semana Universitária

9 de outubro de 2025 - 16:11

Como parte da programação do XVI Encontro de Iniciação à Docência – Pibid/Uece, a Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), realizou nesta quinta-feira (9), o Encontro dos bolsistas do Pibid. A atividade aconteceu no Auditório Central do campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Uece no YouTube.

O evento contou com a mesa-redonda “Contribuição do Pibid para a construção da identidade profissional docente dos(as) licenciandos(as)”, que reuniu bolsistas, supervisores e coordenadores de área em um espaço de reflexão sobre as experiências e desafios da formação inicial de professores.

Para falar sobre o assunto, esteve presente a professora Carmensita Passos, doutora em Educação, que esteve à frente do Pibid na UFC entre os anos de 2011 e 2016. Para mediação, o evento contou com a participação da coordenadora institucional do Pibid/Uece, professora Jaqueline Rabelo, que ressaltou o papel transformador do programa na formação de professores e o protagonismo da Uece em sua execução:

“O Pibid está na Uece há 16 anos. Somos o maior programa do Ceará e um dos maiores do Brasil. Desde 2009, participamos de todos os editais, com um projeto institucional sólido, fundamentado na valorização da docência”, afirmou. A professora destacou que o programa permite ao licenciando vivenciar simultaneamente a escola e a universidade, acompanhados por supervisores em ambos os espaços. “O estudante do Pibid é privilegiado, porque constrói sua identidade docente na prática, sentindo-se profissional ainda durante a formação”, completou. Para Jaqueline, o programa promove uma formação que vai além dos muros da universidade: “O Pibid forma em duas mãos: é formação inicial para quem está na Uece e formação continuada para quem está na escola”.

A professora convidada, baseada nos anos de experiência, falou para o público sobre a relevância do Pibid na formação dos futuros professores. Segundo ela, o Pibid representa “uma experiência riquíssima que estabelece uma parceria entre universidade e escola pública, inserindo o licenciando no ambiente escolar ainda durante sua formação”. A docente enfatizou que o programa fortalece a integração entre teoria e prática, proporcionando ao estudante vivências que vão da sala de aula à gestão escolar. “O Pibid concretiza o princípio fundamental da formação docente ao unir conhecimento teórico e experiência cotidiana, beneficiando tanto a universidade e o bolsista quanto as escolas e seus professores, num processo contínuo de aprendizagem mútua”, ressaltou a professora Carmensita.

Saiba mais

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.O Pibid busca proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, a Capes concede cotas de bolsas às Instituições de Ensino Superior (IES), que realizam as seleções internas dos bolsistas participantes dos seus subprojetos aprovados. Podem participar como bolsistas do PIBID os licenciandos, professores das escolas da rede pública de educação básica e professores das IES.