Em mesa conjunta, Proex e Prograd celebram 50 anos da Uece e debatem formação docente

9 de outubro de 2025 - 15:35

Como parte da programação da XXX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi realizada, na tarde desta quarta-feira (8), a mesa conjunta da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com o tema “Uece: há 50 anos formando professores e contribuindo para a educação do Ceará”. O evento integrou os Encontros Prograd e o XV Encontro de Extensão da Uece, realizado no Auditório Central do Campus Itaperi, com transmissão pela internet.

Em 2025, a Uece celebra meio século de existência, reafirmando seu compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade. Com a presença do vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, e a mediação das pró-reitoras de Graduação, professora Mazza Maciel, e de Extensão, professora Lana Nascimento, essa mesa-redonda marcou um momento de celebração e reflexão sobre o papel histórico da instituição na formação de profissionais da educação e na consolidação da extensão universitária como instrumento de transformação social, como destacou a pró-reitora Lana Nascimento:

“Essa é uma mesa que celebra os 50 anos da Uece e, ao mesmo tempo, nos convida a refletir sobre o caminho percorrido na consolidação da instituição e na sua missão mais essencial: a profissionalização para a docência. A Uece não apenas integra o ecossistema nacional de instituições formadoras de docentes, ela é estruturante desse processo, especialmente no Ceará, onde nasceu com essa vocação e vem, desde então, ampliando e interiorizando suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Ao longo dessas cinco décadas, consolidamos essa missão por meio da criação de programas de pós-graduação, grupos de pesquisa e projetos de extensão, muitos deles voltados à educação e apoiados por agências de fomento. É um momento de reafirmar essa história e de continuar fortalecendo o compromisso que nos trouxe até aqui”, afirmou.

A pró-reitora Mazza Maciel também destacou o protagonismo histórico da Universidade na formação docente no estado. “A Uece tem muito orgulho de fazer parte da política de formação de professores, fundamental para a qualidade da educação cearense. Grande parte dos profissionais que hoje compõem as redes municipais e estaduais de ensino são egressos dos nossos cursos de licenciatura. Essa mesa buscou justamente apresentar um panorama desse protagonismo e integrar as ações de ensino, pesquisa e extensão que fortalecem essa trajetória. Para isso, contamos com a presença de convidados que representam diferentes dimensões dessa formação: da gestão pública à prática extensionista e ao ensino nas licenciaturas”, afirmou.

Participaram como convidados o professor Webster Belmino, doutor em Educação pela Uece e representante da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME); a professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, doutora em Educação e coordenadora do Projeto Areninha/Uece; e a professora Sandra Gadelha, doutora em Educação e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Uece).

Antes dos debates, o público foi agraciado com uma apresentação da Banda Sinfônica e do Coral da Uece, que interpretaram o Hino do Ceará, “Hymn to the Falling”, de John Williams, e “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos. A apresentação rendeu muitos e fortes aplausos.