Realizada primeira reunião do grupo de estudos FHEAD-BIO

4 de julho de 2013 - 17:51

Foi realizada na tarde de ontem, dia 3 de julho, a primeira reunião oficial do grupo de estudos Ferramentas híbridas para EaD em Cursos de Ciências Biológicas ((FHEAD-BIO), que foi criado, cadastrado e institucionalizado mediante a Portaria CCS nº 85/2013.

Liderado pela professora Germana Costa Paixão, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o grupo se reunirá quinzenalmente. A vice-líder é a professora Eloísa Maia Vidal, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

O grupo é composto por professores, alunos e tutores do Curso de Ciências Biológicas a distância. Quem estiver interessado em participar, deve procurar a professora Germana, pelo email  germana.paixao@uece.br ou pelo telefone (085) 3101 9801.
 

São quatro as linhas de pesquisa do FHEAD-BIO:

1. Uso de ferrramentas tecnológicas em atividades curriculares complementares

Descrição: As atividades acadêmicas complementares, como componentes curriculares da graduação, consistem em atividades extrassala de aula que sejam de aprofundamento e/ou ampliação da formação profissional dos alunos de graduação, que guardem correlação ou conexão com a área de conhecimento do curso e que são utilizadas como estimuladoras do desenvolvimento político, cultural e científico dos estudantes. Portanto, as atividades realizadas buscam incentivar a utilização de estratégias tecnológicas diversas.

2. Aplicação de ferramentas síncronas e assíncronas em atividades a distância

Descrição: A educação a distância no Brasil tem crescido bastante, principalmente em função do grande avanço da tecnologia na última década, especialmente após a disseminação da internet e dos incentivos do governo federal. As facilidades oferecidas pelo atual desenvolvimento tecnológico vêm modificando as possibilidades de interação à distância, pondo à disposição do professor e do aluno ferramentas seguras e eficientes de comunicação, tanto síncronas quanto assíncronas. Dessa forma, tanto alunos quanto professores, precisam apropriar-se dessas ferramentas extremamente importantes para promover a interatividade e melhorar o processo de ensino-aprendizagem a distância.

3. Avaliação em EaD: possibilidades e protocolos

Descrição: os processos de avaliação em EaD representam grande desafio no que tange ao mapeamento do desempenho cognitivos dos estudantes. Embora a legislação exija que as avaliações ocorram de forma presencial, o uso da tecnologia abre um amplo leque de possibilidades na utilização de softwares que possibilitem diagnósticos de situações cognitivas dos estudantes e feedback com vistas a melhoria de aprendizagens. A plataforma utilizada pela UECE, a Moodle, dispõe de um módulo denominado Quiz que permite o desenvolvimento de estratégias de avaliação, com uso de computador.

4. M-learning como possibilidade para EaD no curso de Ciências Biológicas

Descrição: recentemente, a Unesco publicou um documento denominado Directrices para las políticas de aprendizaje móvil em que afirma que as tecnologias móveis podem ampliar e enriquecer as oportunidades educativas em distintos contextos. Os telefones celulares e mais recentemente os tablets vêm sendo utilizados por professores e alunos em todo o mundo para acessar informações e facilitar a aprendizagem de uma forma nova e inovadora. Neste grupo de estudo pretende-se entender melhor em que consiste a aprendizagem móvel e de que forma é possível aproveitar suas vantagens e incorporá-la como recurso na EaD.