O Clima no nosso dia-a-dia: Visita ao Radar Meteorológico da FUNCEME

3 de maio de 2015 - 11:25

Aula_campo_geografia_funceme1_2015

Turma da Disciplina de Climatologia – Geografia/ Polo Quixeramobim.

Fonte: Brito, É.G. (2015).

No último 18 de abril, às 7h30, a turma do curso de Geografia da UAB/UECE do polo de Quixeramobim realizou a primeira aula de campo da disciplina Climatologia. Com uma visitatécnica ao Radar Meteorológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) que fica situado na Serrinha de Santa Tereza, em Quixeramobim, foram dadas explicações sobre as condições de clima e paisagem local.

A realização da atividade prática, só se tornou possível graças a ausência de chuvas nos dois dias anteriores ao evento, o que permitiu acesso ao radar. A atividade contou com a articulação junto a Funceme da Coordenação do Polo UAB/UECE – Quixeramobim, por meio do Prof. Marcos Machado e da Coordenação do curso de Geografia, bem como da professora Érika Brito, da tutora Kilvia Aline e da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, que viabilizou o transporte para a aula de campo.

Aula_campo_geografia_funceme2_2015.jpg

Deslocamento para o Radar Meteorológico da Funceme.

Fonte: Brito, É.G. (2015).

No Radar Meteorológico foi realizada a primeira etapa do trabalho de campo a partir de explicações sobre a contextualização de clima e suas relações de interação para a formação da paisagem, com o reconhecimento da realidade local e utilização dos conceitos e discussões teóricas vistos em sala de aula.


Em momento posterior às explicações, o técnico da Funceme, Artur, deu início à palestra de apresentação do Radar Meteorológico de Quixeramobim, direcionada para noções básicas e aplicação do sensoriamento remoto por meio de radar para os estudos de climatologia do Estado do Ceará. Ao operar em Banda X, do espectro eletromagnético, o Radar Meteorológico tem sido utilizado para a previsão de precipitações, nebulosidade, direção de ventos, e demais normais meteorológicas, num raio de 400 km, abrangendo o estado do Ceará e porções do estado do Piauí e Rio Grande do Norte.


O trabalho de campo foi encerrado com uma visita à sala de equipamentos de monitoramento do Radar e coleta de dados. A aula de campo foi um sucesso tanto pelos objetivos alcançados, como pela oportunidade de mostrar que o acesso à tecnologia permite aprofundamento nos estudos do tempo e do clima, além do deleite da grandiosidade das paisagens da Serrinha de Santa Tereza.

Aula_campo_geografia_funceme3_2015.jpg

Preparação para a palestra de apresentação do radar Meteorológico.

Aula_campo_geografia_funceme4_2015.jpg

Acesso à sala de monitoramento do Radar.