TRABALHO DE CAMPO DO CURSO DE GEOGRAFIA – ITAPIPOCA

6 de abril de 2015 - 21:32

Alunos do curso de Geografia EaD realizam atividade de campo

No dia 28 de março, os alunos do Curso de Licenciatura em Geografia do Polo UAB/UECE em Itapipoca, realizaram um trabalho de campo para compreender in loco os fenômenos e processos relacionados aos princípios da Climatologia Geográfica.

Iniciativa do professor da disciplina Prof. Lindemberg, do coordenador dos polo Prof. Cesário e do tutor presencial Lucivaldo, e contando com apoio da Prefeitura Municipal, que cedeu o ônibus, a atividade percorreu um itinerário considerando as diversas paisagens presentes no município. Coube ao professor da disciplina tecer comentários retratando os geoambientes a serem visitados, instigando os alunos a ver na paisagem os reflexos do clima e do tempo e, consequentemente, perceber esta com uma relação indissociável entre natureza e sociedade.

C:UsersmacipeceDesktopCampoSAM_2330.JPG

Serra de Arapari (Itapipoca) que pertence ao maciço residual da Serra de Uruburetama.

C:UsersmacipeceDesktopCampoSAM_2337.JPG

Planície Fluvial – Rio Sororô.

C:UsersmacipeceDesktopCampoSAM_2353.JPG

Sertões de Itapipoca – Afloramento Rochoso (Canoa) na localidade Taboca..

C:UsersmacipeceDesktopCampoSAM_2354.JPG

Planície Litorânea – Praia da Baleia.

A visita começou pelo Compartimento Geoambiental do Maciço Residual de Uruburetama com a Serra de Arapari, seguindo para as Planícies Fluviais, situadas nos Sertões de Itapipoca. Após a compreensão sistêmica da configuração geoambiental destes compartimentos, seguiu-se rumo ao Litoral (Planície Litorânea), onde foi possível compreender a importância dos paleoclimas na organização geomorfológica do compartimento que compreende os Tabuleiros Costeiros. Os alunos compreenderam que as unidades geoambientais visitadas são integradas por vários elementos que mantêm relações mútuas entre si, e são continuamente submetidas aos fluxos de matéria e energia. Dessa forma, essas unidades são o produto de uma matriz de fatores e variáveis ambientais relativas ao suporte (condições geológicas e geomorfológicas), ao envoltório (condições hidrológicas e climáticas) e à cobertura (solos e cobertura vegetal) de uma determinada região.

Tal iniciativa mostra a qualidade dos cursos oferecidos pela UAB/UECE, que em nada ficam a dever aos cursos presenciais, primando pela formação plena do aluno e propiciando ambientes de intensa interatividade.