SERRAS E PRAIAS NO ROTEIRO DO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA BIOEAD: O AMBIENTE COMO LABORATÓRIO NATURAL
17 de março de 2015 - 19:39
No dia 14 de março de 2015 os alunos da BIOEAD/UECE/UAB, pólos de Beberibe, Aracoiaba e Maranguape puderem vivenciar o ambiente como laboratório natural. A experiência aconteceu durante a aula de campo da disciplina de Ecologia, ministrada pelos Profs. Jamili Fialho (FECLESC/UECE), Eliseu Lucena (CCS/UECE) e Fabiann Lucena (FACEDI/UECE).
A Proposta da atividade faz parte do planejamento didático da disciplina e tem como objetivo aproximar os alunos dos ecossistemas de suas regiões, fazendo-os refletir na ação do homem sobre os mesmos.
Os alunos do pólo de Beberibe conheceram a Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, e lá foram recepcionados pelo ex-aluno da BIOEAD e agora Biólogo Xavieles Ribeiro, que durante sua formação realizou o trabalho de pesquisa “Monitoramento de Encalhe de Animais Marinhos”. Durante a aula de campo, os alunos se apropriaram das particularidades do ecossistema local e escutaram relatos sobre as problemáticas que permeiam a localidade, como as dunas móveis, o avanço do mar, o declínio da lagosta e peixes e o desafio de ser uma comunidade de reserva extrativista, e interagiram com a Profa. Jamili Fialho, que buscava associar os conhecimentos teóricos deles àquele momento de prática de campo.
Foto 1: Alunos da turma 2012 do Polo de Beberibe se deslocando para a Praia do Canto verde
Foto 2: Alunos da turma 2012 polo de Beberibe na Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde
Já os estudantes do pólo de Maranguape, visitaram a APA da Serra de Maranguape, o Centro de Ecoalfabetização Ivan Moreira de Castro Alves e à Fundação Mata atlântica Cearense. A aula contou com a presença de um guia turístico e o professor Eliseu Lucena. Durante a trilha, as diversidades de ecossistemas foram apresentadas para os alunos, sempre relacionando com o que foi visto em sala de aula. O bioma Mata Atlântica pode ser explorado e os alunos utilizaram seus conhecimentos prévios de Geografia, Ecologia e Botânica.
Ao observar as relações dinâmicas presentes neste ecossistema, os alunos despertaram a consciência sobre as interdependências entre o ambiente e o homem no equilíbrio da Biosfera, exemplificando este argumento, o plantio de bananeiras na Serra de Maranguape está causando danos ao solo, desmatamentos da mata nativa e acentuando o processo de assoreamento nas nascentes dos rios. Na visita ao Centro de Ecoalfabetização foram apresentados aos projetos: Herbário vivo, Viveiro de Plantas Nativas, a Sala Verde, a implantação de um Sistema Agroflorestal, Desenvolvimento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas, Reintrodução do Café de Sombra, uso de Fogão Eco-eficiente, Produção e uso de carvão ecológico, Construção e uso de banheiro seco, entre outras ações sustentáveis. Estes projetos juntamente com a Fundação Mata Atlântica Cearense tem como objetivo conservar a diversidade biológica do bioma Mata Atlântica e ecossistemas envolvidos nas interelações.
Foto 3: Alunos da turma 2012 de Maranguape visitando viveiros de plantas na Serra de Maranguape
Foto 4: alunos da turma 2012 de Maranguape na entrada do Centro de Ecoalfabetização Ivan Moreira de Castro Alves/Serra de Maranguape.
A turma do pólo de Aracoiaba visitou com a Profa. Fabiann Lucena a Estação Ecológica de Pacoti, localizado na APA da Serra de Baturité, município de Pacoti, Ceará. O local apresenta um dos mais importantes enclaves da mata úmida do Estado do Ceará, e durante a aula, os alunos entraram em contato com uma rica biodiversidade, o que gerou bastante entusiasmo na turma e norteou questionamentos sobre relações ecológicas, a estrutura da comunidade vegetal, as ações antrópicas e suas consequências ecológicas, as interferências dos ventos, da chuva e da radiação solar, entre outros fatores ambientais, na dinâmica das populações, mostrando uma maior interação pedagógica entre alunos, professor e o ambiente.
Acreditamos que alcançamos os objetivos da aula de campo e os alunos puderam desenvolver melhor a capacidade de observação da natureza, compreensão da estrutura física de uma comunidade, reconhecendo e percebendo a importância de alguns tipos de interações bióticas e abióticas, além de desenvolver a capacidade de organizar suas observações. Esse tipo de atividade prática é de extrema importância por possibilitar aos alunos a visão real da natureza, auxiliando também na formação de consciência ambiental. Além disso, como futuros professores, eles poderão usufruir dessa experiência para aprimorar a sua ação docente.
Foto 5: alunos do pólo de Aracoiaba explorando as trilhas da Reserva Ecológica do Pacoti
Foto 6: alunos da turma 2012 BIOEAD pólo de Aracoaiaba.
Por fim agradecemos aos tutores presenciais Edjane Silvano, Roberlany Lopes e Laene Gadelha e Coordenadores de pólo, Profa. Virginia Tavares (pólo Beberibe/CVT), Juliana Campos (pólo Maranguape/CVT) e Antero Coelho (pólo Aracoiaba/CVT) por terem viabilizado a logística de transporte e as condições necessárias para que nossos alunos pudessem vivenciar essa rica e inesquecível experiência.