HISTÓRICO

18 de junho de 2013 - 17:04

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) iniciou suas atividades utilizando a modalidade de Educação a Distância (EaD) na segunda metade da década de 1990 e suas ações foram vinculadas a cursos de Licenciatura gerenciados pelo Centro de Educação (CED) da Universidade.

Em 2005 foi criada a Universidade Aberta do Brasil (UAB), através do Ministério da Educação, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para fazer a articulação e integração experimental de um sistema nacional de Educação Superior no Brasil, formado por instituições públicas.

O objetivo maior desta rede é levar Ensino Superior público de qualidade aos municípios que não têm oferta desses cursos para poder atender, assim, todos os cidadãos brasileiros .

Em 2005 foi lançado o primeiro Edital da UAB, para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância. Entre as instituições que concorreram ao referido Edital, estava a UECE, que integrou consórcio junto com a Universidade de Brasília (UnB) para oferta do curso de Licenciatura Plena em Letras.

Ampliando o raio de ação de oferta de educação superior na modalidade EaD, a UECE integrou-se ao consorcio interinstitucional para ofertar do curso de graduação em Administração, com a finalidade de atender à demanda de qualificação dos servidores das empresas estatais.

A UECE já oferecia Curso de Administração na forma presencial, mas o Projeto Político Pedagógico do referido curso a distância foi pensado em conjunto com outras 27 instituições integrantes do consórcio formado para realização de um Curso Piloto utilizando a modalidade de EaD.

Participando de uma ação nacional voltada à disseminação da EaD, a UECE, através de sua Secretaria de Ensino a Distância (SEAD), criada em 2008, proporcionou o surgimento de estratégias de formação e qualificação, oferecendo novas possibilidades referentes à obrigatoriedade de presença e à sincronia de tempo e espaço daqueles que procuram permanecer em constante renovação de suas práticas. Assim, a modalidade de EaD passou a fazer parte do cotidiano da UECE.

Na primeira década dos anos 2000, surgem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e logo se transformaram em ferramentas importantíssimas para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores, permitindo a ampliação do acesso dos alunos aos cursos presenciais com informações necessárias para o seu aprendizado.

Com as novas mídias a serviço da educação, criaram-se novas formas de interação e comunicação entre educandos, educadores e o conhecimento, gerando, consequentemente, novos resultados na formação de cada estudante; a flexibilidade proporcionada pela utilização das TIC potencializa condições para se democratizar a produção do conhecimento no país o acesso à educação.

Diante deste novo cenário, a UECE criou a Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE), em substituição à SEAD.

Com a SATE, a UECE passou desenvolver uma educação “mais livre, menos rígida, com conexões mais abertas, abordando o sensorial, o emocional e a organização do racional; uma organização dinâmica que se modifica com facilidade, criando convergências e divergências instantâneas, que precisam de um processamento múltiplo, instantâneo e de resposta imediata”, como ressaltou J.M. Moran, em seu “Ensino e aprendizagem, inovações com tecnologias audiovisuais e telemáticas”.

Atualmente a SATE oferece dez cursos de Graduação (colocar links para a página onde estão os cursos), três de Especialização, três de Extensão, um de Mestrado, além de cursos de curta duração, voltados, por ora, para a preparação para concursos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).