HISTÓRICO DE PRÓ-REITORES:
A história das Pró-Reitorias está ligada à criação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), implementada em 5 de março de 1975 pela Resolução nº 2, de 5 de março de 1975, do Conselho Diretor, referendada pelo Decreto nº 11.233, de 10 de março do mesmo ano, que teve incorporada ao seu patrimônio as Unidades de Ensino Superior existentes na época: Escola de Administração do Ceará, Faculdade de Veterinária do Ceará, Escola de Serviço Social de Fortaleza, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (em Limoeiro do Norte), além da Televisão Educativa Canal 5.
Ao firmar-se como Universidade, a UECE transformou aquelas Escolas em seus primeiros cursos de graduação, aos quais outros foram somados. Seu primeiro reitor foi o professor Antônio Martins Filho, e, graças ao seu empenho e à sua dedicação junto às autoridades federais, obteve-se o reconhecimento da UECE, que, incontestavelmente, abriu novas possibilidades de desenvolvimento para o Estado e para a Região.
Do ponto de vista estrutural e de acordo com o Regimento da Uece (2002), art. 33, as Pró-Reitorias integram os órgãos da Administração Superior junto ao Conselho Universitário (Consu), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e a Reitoria. As Pró-Reitoria são divididas em seis: Pró-Reitoria de Administração (Proad); Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Políticas Estudantis.
A PROPLAN, atualmente, é composta por dois Departamentos: Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) e Departamento de Desenvolvimento Institucional (DDI), tendo como objetivo planejar, coordenar e acompanhar as atividades de planejamento e avaliação institucional da UECE.
Conheça alguns dos Pró-Reitores que fazem parte da História e Memória da PROPLAN:

Jan Gerard Joseph ter Reegen (03/1979 - 03/1984)
Possui mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1964) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor titular do Instituto Teológico Pastoral e professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, atuando principalmente nos seguintes temas: neoplatonismo, Proclo, Aristóteles, filosofia árabe, sonho, Aristóteles, futuro, fantasia, incognoscibilidade, neoplatonismo, livro das causas, Estado, papado, governo, absolutismo e neoplatonismo tardio, Proclo, teurgia.

Guilherme Lincoln Aguiar Ellery (04/1984 - 09/1985)
Possui graduação em Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1967), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1981), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1971) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1979). Especialização em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana (1985). Atualmente é professor do Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: folheações, sistemas dinâmicos, estabilidade estrutural, planejamento e ação governamental.

Paul Gerson Monte Gradvohl (1985 - 1987)
Paul Gerson foi professor adjunto da Uece, do curso de Administração, vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e um dos grandes estudiosos da administração, além de ter sido Pró-reitor de Planejamento entre 1985 e 1987.

João Teófilo Pierre (07/1986 - 12/1987)
Diploma de Filosofia, Bacharelado, pela Pontifícia Universidade Gregoriana e Licenciatura/Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Estudos e títulos revalidados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Foi chefe de gabinete da Presidência da FUNEDUCE, primeira mantenedora da UECE. Durante 12 anos exerceu as funções do cargo de Pró-Reitor de Graduação da UECE, onde ocupou cargos e funções administrativas e docentes. Fez parte do grupo de trabalho que criou a Universidade Regional do Cariri – URCA. Redigiu o estatuto do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú – IVA/UVA. Foi assessor técnico de três reitores da UECE. Foi também assessor para assuntos e normas de legislação do ensino superior do reitor José Teodoro Soares da UVA. Está concluindo trabalhos de pesquisa histórica sobre a criação da Universidade Estadual do Ceará, sua consolidação e desempenho de 1975 a 2004. Em conclusão, trabalho sobre as Instituições de Ensino Superior que foram incorporadas pela UECE. Trabalha na área de assessoria e consultoria do Ensino Superior (criação de faculdades e credenciamento de cursos).

Maria do Socorro Ferreira Osterne (03/1996 - 05/2004)
É professora Emérita da Universidade Estadual do Ceará. Título outorgado pela UECE em 15/07/2022. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1991), Livre Docência pela Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professora Emérita da Universidade Estadual do Ceará, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social. Sua tese de doutorado tem como tema: Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina. Como pesquisadora do CNPq, estuda o tema: Família, Gênero e Geração nas Políticas Públicas. Sobre esta temática tem apresentado várias publicações em forma de artigos científicos, livros e revistas especializadas. É autora dos livros: Família, Pobreza e Gênero: o lugar da dominação masculina, Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina e Coautora do livro: Família, Gênero e Geração: temas transversais. Exerceu por oito anos (1996-2004), o cargo de Pró-reitora de Planejamento da Universidade Estadual do Ceará – Uece. Foi Coordenadora de Educação Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará no período de abril de 2007 a dezembro de 2008; Além de Pesquisadora Institucional e Coordenadora da CPA/UECE de 2010 a 2012.Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Gênero, Família e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, família, gênero, sexualidade, violência contra a mulher e cidadania feminina Além de Pesquisadora Institucional e Coordenadora da CPA/UECE de 2010 a 2012. Atualmente é membro docente e pesquisadora do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas /UECE/CNPq e Coordenadora Adjunta do NAH-Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência da UECE.

Joaquim Celestino Júnior (06/2004 - 09/2006)
É Professor Emérito da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI), ocupando a cadeira de número 39. Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba/ Campina Grande(1989), doutorado em Redes de Computadores – Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1994) e pós-doutorado pela Columbia University in New York City (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, redes sem fio, redes ópticas Ehealth, Internet das coisas, cloud computing e segurança. Fundou e presidiu o Instituto do Software do Ceará (INSOFT), a Incubadora de Empresas de Software (INCUBASOFT) ligada ao INSOFT. Foi Secretario Adjunto de Estado da Ciência e Tecnologia do Estado Ceará, Assessor para Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Ceará, PróReitor de Planejamento da UECE, Assessor da Presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Diretor Executivo do Parque Científico e Tecnológico da UECE (TecParque) e Coordenador do Mestrado em Ciência da Computação da UECE (MACC). É professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UECE. É coorientador de teses de Doutorado na UFC. É membro de comitês técnicos de diversas conferências nacionais e
internacionais. É revisor de diversos periódicos e revistas nacionais e internacionais na área de redes de computadores. É Avaliador do INEP para autorização de abertura de cursos superiores. Atualmente dirige o
Intelligent Networks and Systems Group (INETSYS) da UECE.

Vladimir Spinelli (Chagas 2006 - 2012)
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1980) e Mestrado em Administração também pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Professor adjunto aposentado da referida Instituição. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, estratégia, planejamento e fidelização de clientes. Acadêmico-fundador da Academia Cearense de Administração – ACAD, onde ocupa a Cadeira número 3. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Administração do Estado do Ceará – CRA-CE de 2016 a 2020. É atualmente o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, Presidente do Conselho Curador da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FUNCEPE e membro do Conselho Editorial da Revista Gestão em Análise – REGEA.

Hidelbrando dos Santos Soares (2012 - 2014)
Reitor da Universidade Estadual do Ceará (2021- 2025). Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). É professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: capitalismo e agricultura, agricultura camponesa e desenvolvimento agrário. Na gestão, atuou como coordenador do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), diretor da FAFIDAM/UECE, como vice-reitor.

Fernando Antônio Alves dos Santos Junior (2014 - 2021)
Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará com graduação Sanduíche na University of Kansas. Participante do Laboratório Educacionais e Mecatrônica pela UFC e ex-membro do “Human Motion Lab” da University of Kansas. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará e Mestrando em Engenharia de Produção no segmento de Tecnologias Emergentes – Manufatura Aditiva. Ex professor do Instituto Federal do Ceará. Atualmente professor efetivo no Instituto Federal do Amazonas no Departamento de Processos Industriais – Campus Manaus Centro.

Paolo Giuseppe Lima de Araújo (2021 - 2025)
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1991) e em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2009). Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2006).
Atualmente é professor de ensino superior da Universidade Estadual do Ceará – UECE e da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e de pós graduação nas áreas de auditoria, contabilidade avançada e contabilidade internacional, sócio da P&L Auditores Independentes S S. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, auditoria tributária, gerenciamento de risco e IFRS.