Programa MAI/DAI-CNPq

Princípios Norteadores do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI

O Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria
com empresas, doravante chamadas Empresas Parceiras.

 

Objeto
Apoiar propostas de Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs) que demonstrem capacidade para a execução do Programa MAI/DAI – Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação, conforme definido nessa Chamada.

 

História

Em 2020, a Universidade Estadual do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, aprovou proposta junto ao CNPq na Chamada CNPq Nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI.

 

O objetivo dessa ação é selecionar propostas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) com potencial para a execução do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI).

 

Fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas.

 

Na chamada pública, a UECE foi contemplada com 16 bolsas, sendo 5 em de nível mestrado, 3 em de nível doutorado e 9 bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial. O valor global aprovado foi superior a R$ 400.00,00 mil, entre bolsas e taxas de bancada.

 

O programa MAI/DAI da UECE tem como objetivo propor ações que visam incrementar a inovação e o empreendedorismo, de forma a contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social do Estado do Ceará.

 

A proposta institucional foi concebida pela Comissão do Programa MAI/DAI da PROPGPq/UECE, e possui à frente às professoras Mona Lisa (CCT/Física) e Carla Soraia (CCS/Nutrição), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), Nutrição e Saúde (PPGNS), Saúde Coletiva (PPSAC) e Ciências Físicas Aplicadas(PPGCFA), juntamente com empresas parceiras (M&M Instrumentação @meminstrumentacao , CAGECE @oficialcagece e USIBRAS @usibrasalimentos) , com a submissão de projetos de pesquisa que serão desenvolvidos em conjunto com essas três empresas parceiras, mediante as contrapartidas financeiras/econômicas previamente acordadas.

 

Nesse programa, os bolsistas de mestrado e doutorado desenvolvem seus projetos como estudantes regulares nos cursos de pós-graduação envolvidos, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à empresa parceira que o projeto estará relacionado.

 

Mais informações: pmaidai@uece.br
Instagram: @maidai.uece