Observatório da rede municipal de educação: pesquisas em políticas educacionais

A presente proposta pretende desenvolver um conjunto de pesquisas, abrigadas num projeto denominado OBSERVATÓRIO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: pesquisas em políticas educacionais, focalizando como as políticas vêm sendo implementadas na rede municipal de ensino de
Fortaleza e como vêm se efetivando a gestão educacional e escolar para atender à demanda. Essa rede oferta as etapas e as modalidades que lhe compete por definição constitucional. Dispõe de 573 unidades escolares, atendendo mais de 221 mil estudantes do Infantil I ao 9o ano do Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dos objetivos:

Desenvolver pesquisas educacionais junto à rede municipal de ensino procurando investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos, contribuindo para a
qualificação em nível de pós-graduação stricto sensu de 16 mestres e 4 doutores no período de 4 anos.

Do público-alvo:

O público-alvo deste projeto engloba 20 auxiliares de pesquisa, selecionados por meio de processo seletivo específico, os quais serão orientados por professores doutores das áreas de conhecimentos relativas aos projetos de pesquisas demandados pela SME, que desenvolverão 20 pesquisas, validadas previamente pela SME. O referido público-alvo constará de gestores escolares, equipes técnicas e professores da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza- CE, em efetivo exercício em qualquer das instâncias.