NOTA DE PESAR

27 de dezembro de 2023 - 14:24

 

A Universidade Estadual do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), expressa o mais profundo pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Luiz Antônio Barreto de Castro ou Luiz ABC, como era conhecido. O Prof. Luiz ABC foi um grande cientista e contribuiu grandemente para a área de Biotecnologia no nosso país, especialmente no Nordeste brasileiro, pois foi o mentor da brilhante ideia de criação da Rede RENORBIO. Suas ideias não pararam por aí, o Dr. Luiz ABC foi ainda o maior incentivador e executor do processo de implantação do PPGB-RENORBIO, cujo programa envolve inúmeras instituições de todos os estados do Nordeste, inclusive a UECE. A foto abaixo mostra um importante momento que foi a aula inaugural do PPGB-RENORBIO. O Prof. Luiz ABC, na segunda posição da direita para a esquerda, ao lado do Prof. José Ferreira Nunes, como Prof da UECE foi o primeiro Coordenador do PPGB-RENORBIO. Sem dúvidas, esse momento foi o grande marco do desenvolvimento da Biotecnologia na região Nordeste do Brasil e no estado do Espírito Santo.

Após concluir sua graduação em engenharia agronômica em 1962, Dr. Luiz implantou o primeiro Laboratório de Tecnologia de Sementes do Brasil em 1965, iniciando uma série contribuições durante a sua carreira acadêmica como Professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Em 1980, Dr. Luiz ingressou na EMBRAPA, liderando a primeira iniciativa de engenharia genética vegetal no Brasil. Seu trabalho no CENARGEN colocou o Brasil na vanguarda da biotecnologia vegetal, conquistando reconhecimento internacional.

O Dr. Luiz Antonio Barreto de Castro foi presidente da CTNBio de 1996 a 1999, membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2003 e da American Association for the Advancement of Science desde 1995. Sua contribuição para o desenvolvimento da biotecnologia no Brasil é inestimável, sendo reconhecido por diversas honrarias, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Científico.

A UECE, assim como inúmeras instituições brasileiras reconhece e destaca o enorme legado do Dr. Luiz Antonio Barreto de Castro e lamenta agora a ausência do seu nome na ciência brasileira, porém, seu trabalho e suas obras permanecerão registrados em nossas instituições como modelo para futuras gerações.

Nós que fazemos a UECE, deixamos os nossos sinceros agradecimentos ao Prof. Luiz Antonio Barreto de Castro e nossos sentimentos à família, amigos e colegas.