Encontro das IES de Ensino, Pesquisa e Inovação no Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul.
13 de fevereiro de 2019 - 14:07

A comitiva cearense foi recepcionada pelo comandante do Navio Cruzeiro Sul, CF Rodrigo Mynssen Fonseca dos Santos e pelo Capitão dos Portos do Ceará, comandante Madson Cardoso Santana.
O Laboratório Nacional Embarcado (LNE) foi concebido com o propósito de dotar o Brasil de mais uma plataforma de coleta de dados oceonográficos, incrementando o embarque de pesquisadores, professores e alunos de forma sistemática e contínua. O navio, adequadamente equipado, iniciou em 2008 comissões para desenvolvimento de atividades e de pesquisa no ambiente marinho.
Segundo a professora Lidriana Pinheiro, vice-diretora do Instituto de Ciência do Mar (Labomar), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) vem desenvolvendo projetos no Mar e na Zona Costeira através do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO), coordenado pelo professor Jáder Onofre de Morais, pesquisador sênior, do CNPq na área de oceanografia. O LGCO integra o Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM), que reúne 18 instituições de Ensino e Pesquisa, incluindo a Marinha do Brasil.
Hoje o LGCO desenvolve o projeto Geodiversidades, interações e impactos socioambientais no sistema praia-plataforma da Costa Oeste do Estado Ceará Pronex financiado pelo CNPq e Funcap e executado em parceria com o Labomar da UFC e Unifor. Esse projeto fomenta o embarque e pesquisas no mar, de alunos de graduação e pós-graduação da Geografia e Recursos Naturais da Uece.
O evento contou com a presença do chefe de gabinete da Uece, professor Edmar Pereira Neto, que representou, na ocasião, o reitor Jackson Sampaio; do reitor do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará, Virgílio Augusto Sales; do representante da Faculdade 7 de Setembro, Ednilo Brasil Soares; do empresário Augusto Barbosa, representando o reitor da UFC; das diretoras do Labomar, Ozilea Bezerra Menezes e Lidriana Pinheiro.
Os convidados conheceram os laboratórios e equipamentos do navio, além das possibilidades de parcerias para projetos de pesquisa.