Docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) farão parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (INCT/ReCiMe).

2 de abril de 2025 - 15:18 #

No mês de março foi divulgado o resultado da Chamada CNPq/SECTICS/FAPs Nº. 46/2024, na qual aprovou a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (INCT/ReCiMe), que será coordenado pelos professores William Ribeiro da Silva (UFRJ) e pela Profa. Doralice Sátyro Maia (UFPB).

Com o objetivo de estudar a urbanização brasileira e os processos de reestruturação urbana e regional, o INCT/RECIME será composto por 25 núcleos para estudar 48 cidades médias distribuídas nas cinco regiões do país. São, ao total, 55 pesquisadores doutores, 13 pesquisadores estrangeiros e 3 técnicos. Além das universidades brasileiras, há parceria estratégica com o núcleo de pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e parcerias e cooperação com universidades estrangeiras, a exemplo da Universidad Nacional de Tucumán – UNT, Argentina, City University of New York – CUNY, Estados Unidos, Universidad de Burgos – UBU, Espanha, Universidad de Castilla-La Mancha, Pontificia Universidad Católica de Chile – PUCC, Chile e Universidad Nacional Del Centro de La Provincia de Buenos Aires – UNICEN, Argentina e Universidade Licungo – UL, Moçambique.

Os professores dos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO), Dr. Cláudio Smalley Soares Pereira e Dr. Wagner Vinicius Amorin, coordenadores do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade (LEURC), são parte da equipe de pesquisadores e estarão à frente do núcleo da Universidade Estadual do Ceará (UECE), responsáveis por estudar a cidade de Juazeiro do Norte e o Arranjo Populacional polarizado por ela, composto ainda pelas cidades de Crato e Barbalha, e a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Os professores são pesquisadores da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME) e tem seus trabalhos de investigação e orientação voltados para a compreensão da urbanização, dinâmica econômica, mercado imobiliário além das dinâmicas que envolvem o comércio e o consumo em cidades médias brasileiras.

Mais informações podem ser encontradas em: https://recime.com.br/inct-recime-rede-de-pesquisadores-sobre-cidades-medias-aprovado-no-cnpq/ e https://recime.com.br/