Semana de Integração do PROPGEO – 2013 e III Seminário de Dissertações e Teses – LEURC

22 de fevereiro de 2013 - 13:08

O Programa de Pós- Graduação em Geografia – PROPGEO, desde sua institucionalização inicia o ano letivo com uma semana de atividades extracurriculares composta de palestras; orientações sobre a vida acadêmica e informações inerentes ao funcionamento dos cursos de mestrado e doutorado.

        Em 2013, este evento ocorre em conjunto com o III Seminário de apresentações de dissertações e teses realizado anualmente pelo Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade- LEURC, com o objetivo de socialização do conhecimento geográfico.

          A semana de integração constitui um momento de reflexão sobre a importância da pesquisa, seus encaminhamentos e sua função social. Oportuniza, ao mesmo tempo, o encontro entre alunos e professores que compõem o programa com realce para a troca de experiências entre os discentes e o conhecimento do corpo docente.  

       O referido evento conta com a presença de renomados professores convidados da UECE e de outras universidades brasileiras, de reconhecida experiência na pesquisa e no ensino de pós- graduação, além de alunos egressos que apresentam, na ocasião, suas dissertações e teses, defendidas no PROPGEO.

PROGRAMAÇÃO

TERÇA- FEIRA – 26/02/2013

09:00h – Mesa de Abertura: Prof. Dr. Jefferson Teixeira de Souza (Pró-Reitor da PROPGPq); Prof. Luciano Moura Cavalcante (Diretor do CCT); Profª Drª. Maria Lúcia Brito da Cruz (Coordenadora do PROPGEO); Profª Drª Zenilde Baima Amora (Coordenadora do LEURC).

 

14:00h – Mesa: “O estágio docência na UECE” – Profª Ms. Maria Márcia Melo de Castro Martins – PPGE/UECE e Ms. Glauciana Alves Teles – Doutoranda PROPGEO/UECE.

16:00h – Palestra: “Da pólis e da economia política: considerações sobre a cidade, o espetáculo e a crise no capitalismo contemporâneo.”

Palestrante: Profª. Drª Ilana Viana do Amaral – CMAF/UECE.

 

 

QUARTA- FEIRA – 27/02/2013

09:00h – Palestra: “O direito à cidade” Palestrante: Prof. Dr. Jorge Luiz Barbosa- UFF

 

14:00h – Apresentação de Dissertação: “Implicações Geoambientais decorrentes da exploração de urânio no município de Santa Quitéria, Ceará.”

Autor: Joselito Teles Gonçalves Júnior (PROPGEO/UECE).

Orientador: Prof. Dr. Marcos José Nogueira de Souza.

 

16:00h – Apresentação de Tese:  

“Meio Ambiente Litorâneo e Urbanização: o ambiente produzido na costa Leste da cidade de Fortaleza – Ceará”.

Autora: Profª Dr.ª Cláudia Maria Magalhães Grangeiro.

Orientador: Prof. Dr. José Meneleu Neto.

 

QUINTA-FEIRA – 28/02/2013

09:00h – Defesa de dissertação de Mestrado: “Metropolização litorânea: a produção do espaço do lazer e mercado imobiliário.”

Autor: Eudes Leopoldo de Souza.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Zenilde Baima Amora.

 

14:00h –  Palestra de encerramento: “A forma da centralidade: Lógicas Sociais e a Geografia”. 

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Amélia Luisa Damiani – FFLCH/USP. 

 

Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade – LEURC