Coordenação do Pronatec visita turmas de Aquiraz, Beberibe e Cascavel
19 de junho de 2024 - 21:18
Em Aquiraz, está sendo ofertada a modalidade Bilro. O curso ocorre no Centro das Rendeiras Luíza Távora, na Prainha
Entre os movimentos ordenados das mãos que manuseiam bilros e agulhas e as ideias criativas que dão vida a peças únicas do artesanato cearense, as rendeiras dos municípios de Aquiraz, Beberibe e Cascavel matriculadas no curso “Artesã em bordado à mão (renda e labirinto)” aprendem sobre gestão dos negócios, design, marketing, acesso ao crédito e outros assuntos que fundamentais para impulsionar os negócios e gerar mais renda para o orçamento familiar. Para conferir o andamento e garantir os bons resultados do curso, que é realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do programa federal Mulheres Mil, em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, visitou as três turmas no último dia 17 de junho.
A turma de Beberibe, cuja tipologia é Labirinto, está tendo aulas na Escola José Bessa, em Morro Branco. O coordenador local é João Clemente Queiroz Neto
“Foi um momento importante para conhecer as alunas, professores e coordenadores. Conversei com todos os envolvidos no curso sobre a importância dessa qualificação, destacando o trabalho desenvolvido pela Uece e o seu compromisso com o curso ofertado por meio do programa federal Mulheres Mil”, conta o coordenador adjunto do Pronatec/Funece. “É muito importante termos momentos como esses para ouvirmos todos e fazermos o possível para que tenhamos um curso de qualidade, garantindo que todas as alunas concluam o curso e ampliem suas oportunidades de crescimento profissional e pessoal”, acrescenta.
Em Cascavel, o curso funciona na Unifametro. A coordenadora local é Anacisa de Almeida Gama
Conforme o coordenador adjunto Nelson Arruda, as alunas também foram informadas sobre o certificado que receberão da Uece ao fim do curso.
“A visita do coordenador adjunto do Pronatec/Funece foi muito boa. Ele conheceu melhor as alunas e o trabalho que estamos realizando. Também ouviu com atenção as demandas apresentadas. O professor Nelson gostou muito do que viu e elogiou as rendeiras. Todas estão muito felizes com o curso”, conta a coordenadora local do curso em Aquiraz, Gracimar Dantas da Silva, a Mana.
De acordo com ela, embora Aquiraz possua dois centros de rendeiras – Prainha e Iguape -, as alunas do curso são de diferentes locais do município e incluem indígenas e quilombolas. “Todas as alunas são rendeiras, mas estão aprendendo novos pontos e tipos de renda. Fazer coisas novas sempre mexe com a cabeça. Então, elas estão gostando de aprender modelos diferentes. É um curso muito importante para todas, não apenas pela ajuda de custo que elas recebem, mas por todo o conhecimento novo que estão adquirindo”, acrescenta a coordenadora local de Aquiraz.
Sobre o curso
O curso artesã em bordado à mão está sendo ofertado pela Uece em 12 municípios cearenses: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi.
Com uma carga horária de 160 horas/aula, o curso “Artesã em bordado à mão” possui duas especialidades em renda: bilro e labirinto, de acordo com a vocação de cada município.
O curso Artesã em bordado à mão conta ainda com o apoio do Ministério da Educação, da Secretaria da Proteção Social e do Grupo Mulheres do Brasil.