Curso ofertado pela UECE estimula formalização de microempreendedores

10 de novembro de 2022 - 06:18

As turmas do curso de Microempreendedor Individual ofertado pela UECE no âmbito do Qualifica Mais Progredir estão contribuindo para transformar a vida de milhares de cearenses como a Francisca de Fátima Alves, aluna da turma N2, em Crato, que busca empreender há vários anos, mas somente agora se sente mais preparada para montar e prosperar com o seu próprio negócio. “Este curso foi e é muito importante para mim. Eu já havia feito outros cursos, mas não esclareceram tantas coisas como este. Nunca trabalhei profissionalmente. Sempre tentei buscar alguma coisa para vender em casa. Este curso veio para me ensinar o que devo fazer, como planejar, principalmente a minha vida financeira. Pensar no que fazer com o dinheiro, no que vender etc. Fiquei muito feliz com tudo que aprendi. Apesar de já ter 60 anos, quero ter o meu próprio negócio. Por isso, anotei tudo que vi e ouvi para colocar em prática”, conta.

Realizada entre 24 de agosto e 31 de outubro deste ano, a turma da qual Fátima Alves fez parte formou outras 22 pessoas, incluindo trabalhadores informais que, agora, têm o conhecimento necessário para formalizaram suas atividades como microempreendedores individuais, passando a usufruir de todos os benefícios dessa categoria. “Um dos objetivos do curso é incluir na formalidade muitos empreendedores que ainda atuavam de modo informal. Com essa inclusão, eles passam a usufruir das facilidades e benefícios de um empresário formal”, destaca a coordenadora local do curso na escola Dom Quintino, professora Nádia Freitas. Ela acrescenta que muitos estudantes concluíram o curso já com a inscrição no programa Microempreendedor Individual (MEI).

Para o microempreendedor e aluno do curso ofertado pela UECE, Neudson Henrique Pereira, a qualificação proporcionou experiências enriquecedoras nas áreas profissional e pessoal. “O curso de MEI foi uma experiência muito especial. Com profissionais e professores superqualificados, pude aprender muito mais sobre o que era ser MEI, finanças, marketing, administração, gestão de pessoas etc. Não só crescimento profissional, mas também um crescimento pessoal ao conhecer e me relacionar com novas pessoas de diferentes aspectos. O curso de MEI, onde o aluno já tem seu próprio negócio, acaba agregando muito mais valor e crescimento ao mercado. Este foi meu caso, me ajudou a abrir novas portas de negócios, parcerias, clientes e a me tornar um profissional mais capacitado em toda área organizacional de uma empresa”, afirma.

Desenvolvimento socioeconômico

A coordenadora local reforça que o curso oferece uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal para os estudantes, mas seus impactos positivos vão além, uma vez que a qualificação dos empreendedores e a possibilidade de melhoria de vida deles se refletem no desenvolvimento do Ceará.

“O curso possui grande importância para melhorar a vida dos estudantes e proporcionar para eles o aprendizado das mudanças que acontecem no dia a dia no mercado de trabalho. Eles podem se atualizar e alcançar seu crescimento profissional, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará”, diz Nádia Freitas.