Visitas técnicas movimentam turma de Segurança do Trabalho em São Gonçalo do Amarante

17 de novembro de 2018 - 01:37

A turma do curso técnico de Segurança do Trabalho (Mediotec/Pronatec) de São Gonçalo do Amarante realizou várias atividades práticas entre agosto e setembro deste ano, como parte integrante das disciplinas do curso.

O professor Carlos Oliveira, responsável pelas disciplinas, explica que coloca as visitas técnicas como condição obrigatória para melhor entendimento dos temas abordados em sala de aula. Em um dos módulos, sobre Prevenção e Combate a Incêndio, a turma estudou sobre a Norma Regulamentadora (NR) 23. “Enfatizamos as obrigatoriedades de empresas constituírem brigadas de incêndios e treinamentos de colaboradores para amenizar princípios de incêndios”, explica do docente.

alt

Os estudantes visitaram o Grupo de Resgate em Emergência (Greme), em Fortaleza. Com a finalidade de aproximar a teoria da prática propriamente dita, foi realizado treinamento de acesso a áreas classificadas, de forma a nortear procedimentos padrões. Na aula prática, foram debatidos os conceitos de Análise Preliminar de Risco (APR), Análise de Problemas Potenciais (APP), Permissão de Entrada de Trabalho (PET), Permissão de Trabalho (PT) e Diálogo Diário de Segurança (DDS).

No Greme, os estudantes participaram de simulação de retirada de trabalhador em espaço confinado, onde os alunos citam a dificuldade de se evacuar vítimas que não teriam condições de serem transportadas. A turma também também conheceu a casa de fumaça do Greme, espaço usado para treinamentos das brigadas de incêndio.

alt

Em outra aula prática, os estudantes visitaram a escola técnica Cepep, no Centro de Fortaleza. De acordo com o professor Carlos Oliveira, o grupo conheceu o laboratório de segurança do trabalho, onde foram feitas amostragem de todos os tipos de proteções coletivas e equipamentos de proteção individual e equipamentos de medição. Além disso, durante a vivência, os estudantes tiveram aula sobre a NR-35, sobre proteção no trabalho em altura.

alt

Depois da aula teórica, já em São Gonçalo do Amarante, a turma participou de nova aula prática, desta vez de treinamento em altura, contemplando a NR-35. Na oportunidade, os estudantes desceram de uma plataforma de 15 metros, com auxílio de instrutor. Antes do início da atividade, houve checagem do equipamento individual e coletivo.

alt

O professor reforça que a saída, descida e acesso a plataforma foram realizadas de acordo com as normativas. “Foi brilhante ver o brilho nos olhos de cada aluno, essa motivação deles”, conta o professor. “Tivemos uma prática bem justa, sem colocar em risco a integridade física dos alunos”, ressalta.

alt