Turma de Gerência de Saúde de Acaraú conhece ferramenta QR Code
9 de novembro de 2018 - 19:39
Alunos da turma do curso técnico em Gerência de Saúde do município de Acaraú participaram de aula prática com uso de QR Code no celular. A atividade fez parte da disciplina de Gestão Orçamentária, ministrada pelo professor Cayo Martins.
A sigla QR vem do termo em inglês Quick Response, que significa resposta rápida. Trata-se de um código de barras que pode ser lido quando escaneado em aplicativo de celular próprio. Para isso, basta ter um celular com câmera. A ideia é usar a ferramenta para tornar as aulas mais interativas.
O professor Cayo Martins explica que objetivo da atividade foi utilizar as tecnologias a serviço do conhecimento. Inicialmente, os alunos foram orientados a baixar aplicativo com leitura de QR Code. Na aula, havia disponível no painel dois códigos QR Code, cada um com pergunta problema voltada para o conteúdo da disciplina. “Os alunos faziam o escaneamento do QR Code e aparecia a pergunta no seu celular. Após isso, faziam a atividade em trio. Ao concluir o desafio da atividade proposta, eles também aprenderam a fazer um QR Code, no qual inseriram sua resposta”, detalha o professor.
Em seguida, de acordo com Cayo, os alunos imprimiram o QR Code de cada equipe, a fim de fazer o escaneamento e conhecerem as atividades dos colegas. “Foi uma atividade bem prazerosa e com resultado bastante produtivo, pois as tecnologias ajudam a levar o conhecimento de uma forma diferenciada”, diz Cayo Martins.
A aluna Bianca Rodrigues, 18 anos, conta que a atividade foi muito produtiva, pois o uso do QR Code facilitou o entendimento e resolução da atividade. Ela diz que nunca havia usado a ferramenta digital. “É uma maneira de ensino novo para nós do curso, ficamos muito interessados! O professor Cayo nos ensinou bem como utilizá-lo. É uma teoria moderna que todos nós podemos usar”, diz a estudante.
A jovem comentou ainda sobre a importância da disciplina de Gestão Orçamentária para o curso de Gerência de Saúde. “O orçamento é dever do gestor e é fundamental para a implementação da saúde. É necessário ter controle da prestação destes serviços. Um município com um bom planejamento proporciona à sociedade uma gestão pública eficiente”, acredita Bianca.
A estudante Leandra Araújo, 17 anos, também fez uso do QR Code pela primeira vez. “O aplicativo é bem interessante e bem útil para nós. Todo mundo participou e os alunos, em geral, acharam bem legal a atividade”, diz. Segundo ela, a Gestão Orçamentária ajuda a prestar as contas a que todas as organizações estatais e empresas são submetidas.