Estudantes de Campos Sales criam banco fictício para a disciplina de Fundamentos bancários

18 de abril de 2022 - 08:11

Colocar os conhecimentos teóricos em prática e construir, do zero, uma nova moeda e uma instituição bancária fictícia. Essa é a atividade que os estudantes do curso de Escriturário Bancário do Qualifica Mais-Emprega Mais/Funece de Campos Sales estão realizando durante a disciplina de Fundamentos bancários, ministrada pelo professor Fernando José de Morais. A turma criou o banco comercial batizado de CS – iniciais do município – e foi dividida em equipes que ficaram responsáveis por diferentes tarefas relacionadas à prática bancária.

Conforme o professor, uma das equipes ficou responsável por confeccionar cartões de crédito, talão de cheque e maquininhas para cartões, além das normas e regras do banco. Outra equipe criou as cédulas bancárias, batizadas de Romas, em homenagem ao antigo nome do município – Nova Roma. Foram criadas cédulas com o cifrão E$, da abreviatura de Escriturário, e em diferentes valores, variando de E$ 1 a E$ 300. A identidade visual das cédulas também foi pensada para homenagear a história e fauna local. Um dos lados das cédulas está estampado com a imagem da heroína Bárbara de Alencar. Já outro lado das cédulas é estampado com imagens da fauna do município.

Já a administração do banco ficou com outra equipe, que desenvolveu uma lista de critérios pedagógicos e a forma de acompanhamento desses critérios para premiar os estudantes com Romas conforme eles forem alcançando os parâmetros estabelecidos para frequência nas aulas, participação, atividades e trabalho em equipe. Ao final da disciplina, os estudantes poderão resgatar diversos prêmios por meio de um leilão com as moedas conquistadas conforme o desempenho de cada um em sala de aula.

“Essa iniciativa será realizada durante toda a disciplina e tem o objetivo de confrontar teoria e prática, proporcionando aos discentes uma série de vivências do dia a dia no que se refere às atividades bancárias, sendo algumas dessas vivências referentes às áreas principais no processo de formação, além de incentivar pedagogicamente o desempenho dos estudantes”, destaca o professor Fernando José de Morais.

A ideia foi abraçada pelos estudantes, que se sentiram mais motivados para aprender o conteúdo da disciplina. “Eu achei esse projeto supercriativo.  Aprendi muita coisa. Aprendi muita coisa. As dúvidas que eu tinha a respeito da organização e do ambiente bancário foram sanadas. O objetivo e a proposta do projeto foram bem elaborados e bastante dinâmicos. Com a ajuda do professor explicando todo o procedimento da área bancária em sala de aula, pude ter menos dificuldade para montar a estrutura do nosso banco”, conta a estudante Danieli de Souza Veloso.