Turmas concludentes do Mediotec apresentam trabalhos na disciplina Projeto de Vida
4 de outubro de 2018 - 00:44
Alunos concludentes dos cursos técnicos do Mediotec/Pronatec apresentaram trabalhos da disciplina Projeto de Vida. A ação tem como objetivo estimular no aluno o interesse em relacionar os cursos técnicos com suas expectativas e metas de futuro.
Entre os concludentes do trabalho final, estão alunos dos cursos técnicos de Gerência de Saúde, Comércio, Contabilidade, Pesca, Instrumento Musical e Regência, segundo informa a coordenadora da Equipe Psicopedagógica do Pronatec, a psicóloga Ana Ignez Belém Lima Nunes.
Ao longo de 20 aulas, as turmas são preparadas para compor o trabalho, materializado em um caderno ou portfólio. Durante a elaboração, os estudantes têm a oportunidade de se encontrar com seus sonhos, objetivos de vida e perspectivas. Nesse processo, refletem sobre sua história e trajetória, relações familiares, forças e fraquezas.
“O Projeto de Vida é muito importante para que o aluno possa refletir criticamente sobre seu percurso no curso técnico, quais suas aprendizagens, quais desafios enfrentou, quem foram as pessoas que estiveram junto com ele nessa caminhada e, consequentemente, como esses desafios e percursos vão nortear suas perspectivas para a frente, seja no mercado de trabalho, numa universidade, ou mesmo se escolher fazer outro tipo de curso”, explica Ana Ignez Belém Lima Nunes.
As atividades em sala de aula, ainda de acordo com Ana Ignez, são desenvolvidas de forma a estimular a criatividade e imaginação dos estudantes, que utilizam artes, fotografia, colagem e textos para compor os trabalhos. Além disso, ela destaca a importância da partilha entre os grupos, uma vez que, apesar de cada projeto ser individual, há momentos de compartilhamento do que é produzido entre as turmas.
Segundo Ana Ignez, a iniciativa de colocar o Projeto de Vida como parte do currículo dos cursos de Mediotec partiu da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), considerando que a formação dos alunos em nível técnico não pode estar descontextualizada da vida do aluno nem de suas perspectivas. “A ideia é que ao fazer projeto de vida o aluno possa dar sentido e significado ao curso e ao próprio ensino médio regular em que matriculado, e dentro da sua vida como um todo, tanto hoje quanto numa perspectiva de futuro”, defende a psicóloga.
Ana Ignez também ressalta que as vivências do Projeto de Vida trabalha em cima das potencialidades de cada estudante para vencer os desafios. “Em sua maioria, são alunos que vivem em contexto de vulnerabilidade. São de família de baixa renda, que enfrentam dificuldades na escola pública e, muitas vezes, dificuldades de aprendizagem”, define.
O Projeto de Vida começou a ser aplicado entre os alunos em 2018, mas no ano passado foram realizadas as primeiras sensibilizações para a proposta. Em abril deste ano, as coordenações Geral e de Ensino e Equipe Psicopedagógica do Pronatec promoveram a capacitação de professores e coordenadores do Mediotec sobre o Projeto de Vida. No encontro, os participantes realizaram atividades como discussões, vivência, oficinas e conferiram a apresentação do manual do projeto.