Turma de Agronegócio em Quixeramobim conhece setor de Bovinocultura da FATEC
20 de setembro de 2018 - 22:11
Um grupo de 20 alunos do curso Técnico em Agronegócio (Mediotec/Pronatec) do município de Quixeramobim realizou nesta semana visita técnica ao setor de Bovinocultura da Faculdade de Tecnologia Centec (FATEC) Sertão Central. A atividade fez parte da disciplina de Bovinocultura, ministrada pelo Professor Dr. Alano Albuquerque Luna, zootecnista.
“A aula teve como principal objetivo mostrar a realidade de uma propriedade rural produtora de leite no estado do Ceará”, explica o professor Alano. Segundo ele, foram abordados temas como rotina da ordenha das vacas com seus processos de pré e pós-dipping (técnica de desinfecção das tetas), funcionamento da ordenha mecânica, instalações, manejo de cria, manejo alimentar, plantas forrageiras que servem para alimentação das vacas.
Os alunos também aprenderam sobre raças especializadas na produção de leite e seus graus sanguíneos, além de doenças que podem acometer os animais em suas fases de criação e tipos de vacinações para prevenir esses males.
A aluna Maria das Graças Pereira de Sousa, 18 anos, indica que a atividade foi muito produtiva para a turma e ressalta a importância das aulas práticas no curso. “Colocamos em prática tudo que vimos no conteúdo e ainda aprendemos mais coisas novas”, elogia. A jovem conta ainda que sempre teve vontade de ingressar na área. “Meu sonho era fazer agronegócio e estou gostando muito do curso”, afirma.
“Achei extraordinária a oportunidade que tive de ver de perto bovinos e a ordenha mecânica, mais fácil que a manual”, destaca o aluno Jhon Anderson Barbosa de Almeida, 17 anos. Sobre o curso, o jovem afirma que vem aprendendo mais coisas novas a cada dia. “Decidi fazer para ter mais conhecimento. Tudo está ligado ao agronegócio, as roupas, a comida. Eu não fazia ideia e aprendi no curso. Pretendo seguir na área e abrir meu próprio negócio”, planeja ele, que está cursando o 3º ano do Ensino Médio.
O curso Técnico em Agronegócio ensina os estudantes a promover a gestão do negócio agrícola; coordenar operações de produção, armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e derivados; planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de gestão do negócio rural; entre outras funções. O curso tem carga horária de 1.200 horas.