UECE forma 158 jovens na área de tecnologia por meio dos cursos do programa Qualifica Mais

12 de janeiro de 2022 - 08:46

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) encerrou, em outubro de 2021, as aulas dos cursos do piloto do programa Qualifica Mais-Emprega Mais na área de tecnologia da informação (TI), modalidade de ensino a distância, formando 158 jovens cearenses. Ao todo, o Qualifica Mais, iniciativa dos Ministérios da Educação e da Economia, ofertou três cursos no Ceará: Programador de sistemas, Programador de dispositivos móveis e Programador Web. Segundo a coordenadora de Ensino do Pronatec/Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), professora Germana Paixão, o índice de conclusão dos cursos foi de 53,37%. “Apesar dos desafios enfrentados, tivemos o compromisso e o engajamento de coordenadores e professores e conseguimos ofertar cursos de boa qualidade”, afirma.

O coordenador dos cursos oferecidos no Qualifica Mais pela UECE, professor Rafael Lopes, destaca que a participação da UECE no programa foi relevante por ofertar qualificação em uma das áreas que mais crescem no País e que mais demandam mão de obra qualificada. “A participação da UECE foi extremamente relevante para o Estado do Ceará, tanto no que se refere aos alunos quanto às empresas, pois o programa agregou recursos humanos qualificados para a região, bem como oportunizou aos alunos formados ingressarem em uma nova carreira. O Ceará, assim como o resto do Brasil e do mundo, possui uma demanda muito alta de profissionais qualificados na área de tecnologia, visto que o mercado tem expandido de forma exponencial nos últimos anos e a formação de recursos humanos não acompanhou tal crescimento”, explica.

Conforme o coordenador, os estudantes dos cursos de tecnologia do Qualifica Mais- Emprega Mais foram capacitados em aspectos básicos de lógica de programação, programação em Java e princípios de Inovação e Empreendedorismo, assuntos base de todos os cursos. Além disso, cada um deles adquiriu o conhecimento específico do seu curso, como programação em Python, Android, PHP e/ou JavaScript.

Preparados para as oportunidades

Rafael Lopes reforça que os concludentes foram preparados para atenderem às necessidades do mercado de trabalho e, com o certificado emitido pela UECE, podem agora aproveitar as oportunidades de emprego com um diferencial competitivo.

“O certificado é uma forma do concluinte comprovar o conhecimento básico necessário para pleitear uma vaga no mercado de trabalho, visto que há muitas vagas que exigem requisitos de conhecimento mínimos. Assim, um certificado de um programa federal executado por uma universidade de alto nível como a UECE e o Qualifica Mais se torna um diferencial em relação ao conteúdo e à credibilidade”, afirma.

Saiba mais

A UECE foi uma das sete instituições de ensino de todo o País selecionadas para ofertarem os cursos do piloto do programa Qualifica Mais. Em todo o Brasil, o programa ofertou 6.069 vagas em 11 regiões metropolitanas: Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.