Estudantes de Comércio de Campos Sales realizam pesquisa mercadológica

16 de agosto de 2018 - 19:14

alt

Os estudantes do curso de Comércio (MedioTec/Pronatec) do município de Campos Sales realizaram pesquisa mercadológica em comércios locais da Cidade como uma das atividades práticas da disciplina Gestão de Marketing.

Segundo o professor Fernando José de Morais, que supervisionou e orientou os trabalhos, “a turma teve a oportunidade de conhecer as principais formas de marketing (desses estabelecimentos).” Assim, os alunos avaliaram quais produtos funcionam como carro-chefe, além de realizar a análise SWOT – que verifica pontos fortes e fracos nos ambientes externo e interno – e matriz BCG – análise gráfica do portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.

“A atividade teve como principal objetivo confrontar os conteúdos teóricos e práticos do curso, como também proporcionar aos discentes às vivências no dia a dia sobre a importância do marketing para o comércio”, comenta Fernando Morais.

alt

Para Maria das Graças, coordenadora local, “a pesquisa foi um momento em que os alunos vivenciaram a realidade do comércio local e de grande importância para assimilação dos conteúdos vistos em sala, percebendo que o marketing é, sem dúvida, uma das principais ferramentas empresariais”.

O estudante Daniel Christian, de 17 anos, avalia que “quando você vê na prática aquilo que é estudado, muda o seu conceito e de certa forma ajuda a ampliar o mesmo, já que você tem experiência que não é dada na sala de aula”. Ele afirma que chamou a atenção o fato de, em lojas de suplementos, haver procura de produtos sem a orientação de nutricionistas, o que seria o mais recomendável.

Daniel ressalta que o Pronatec mudou a percepção dele em relação à área de comércio. “Estou gostando e tirando o máximo proveito do curso, tentando absorver todo o conhecimento possível para que futuramente caso eu vá para atuar na área de comércio e possa ser um bom profissional”, diz.

O curso de Técnico em Comércio ensina métodos de comercialização de bens e serviços; de controle quantitativo e qualitativo de produtos; de armazenagem no estabelecimento comercial; de elaboração de planilha de custos; de operacionalização de planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização, entre outros.