Funece compartilha experiência de sucesso no processo de autoavaliação institucional
14 de julho de 2021 - 14:30
Com quase 100% de participação dos estudantes e coordenadores dos cursos MedioTec/Pronatec na autoavaliação institucional, processo liderado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC), a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) se tornou um caso de sucesso e apresentou a sua experiência, nessa terça-feira (13), durante reunião virtual realizada entre a equipe do Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos (SAAS) e os gestores e coordenadores dos cursos nas instituições brasileiras que ofertam o MedioTec.
“Socializamos com o grupo nossas estratégias de sensibilização e mobilização dos alunos para participarem da avaliação, com destaque para nossa estrutura organizacional de atividades descentralizadas e com funções bem definidas. O coordenador local, por exemplo, é uma figura que que torna possível uma maior articulação com os nossos alunos, mesmo em tempos pandêmicos. Os grupos de WhatsaAp com os líderes de turma também foram importantes para alcançarmos os alunos. Outra estratégia adotada foi o acompanhamento diário dos relatórios de participação dos alunos no sistema SAAS, o que nos permitiu reforçar com os alunos a importância da participação deles na avaliação. Vale lembrar que a participação dos alunos foi voluntária e anônima”, conta a coordenadora de Ensino do MedioTec/Pronatec/Funece, Germana Paixão, que ficou à frente do processo de avaliação na Funece.
Feito Inédito
Conforme a coordenadora, os gestores do SAAS destacaram que o alcance de um índice de participação dos alunos como o obtido pela Funece é algo inédito. “Eles ficaram muito felizes com os resultados da Funece”, afirmou.
Além do compartilhamento da experiência de sucesso da Funece no processo de autoavaliação institucional, a pauta da reunião também incluiu a apresentação do sistema SAAS, a apresentação da participação das instituições nos processos avaliativos e a apresentação dos principais resultados das avaliações de cursos e socioescolar.