Pronatec/Funece certifica três turmas do curso Higienista de Serviços de Saúde
5 de abril de 2018 - 02:15
Notícia publicada em 04/04/2018
Setenta e seis novos Higienistas de Serviços de Saúde acabam de ser certificados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), na pactuação de 2017. Os concludentes eram das turmas de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Arneiroz, Aiuaba e Parambu.
Arneiroz
As cerimônias de certificação, ocorridas em 27 de março, foram presididas pelo coordenador regional de Tauá, professor Isaías Batista de Lima, e pela coordenadora da área técnica Saúde, professora Gláucia Posso Lima.
Parambu
“A Uece tem buscado cumprir o seu papel de prestar serviços educacionais, inobstante todas as dificuldades que enfrenta por conta da dificuldade do financiamento público para o setor da educação”, ressaltou Isaías.
Arneiroz
Segundo a coordenadora Glaucia Posso, uma das grandes necessidades da população é justamente na área da saúde, por isso surgiu a ideia de qualificar pessoas nessa área, buscando “ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda, constituindo-se em instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção da cidadania”.
Aiuaba
A concludente Paula Edna, de Aiuaba, comemora a conquista: “Alguns desistiram, nós, porém, persistimos, e vamos levar as amizades e os ensinamentos para a vida”, desabafa a higienista. Keyka Lopes, de Parambu, conta que o curso foi fundamental para que, hoje, estivesse empregada e tem aproveitado para repassar muito do que aprendeu para as colegas de trabalho.
Aiuaba
As solenidades contaram com a presença de autoridades locais, coordenadores, professores e familiares. Em Arneiroz, o coordenador Isaías Batista destaca a forte presença dos secretários municipais. “O evento contou com a presença de, praticamente, todos os secretários municipais, o que evidencia ser uma equipe coesa e que sabe trabalhar de uma forma multidisciplinar; devendo o êxito desse programa, em grande medida, a uma gestão que trabalha de maneira integrada”.
Arneiroz
De acordo com a secretária de Assistência Social da cidade, Raquel Teixeira, o curso foi uma oportunidade bem impactante na vida dos alunos, pois permitiu a aquisição de conhecimentos e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
Parambu
Agora, são mais de 900 profissionais certificados pelo Programa por meio da Funece na pactuação de 2017. A turma do curso de Libras, de Banabuiú, a última desta etapa, será certificada em breve, encerrando mais um ciclo do Pronatec/Funece, assim como para esses estudantes.
Aiuaba
Parambu