Capacitação de Coordenadores e Professores dos Cursos FIC é realizada na Uece
6 de setembro de 2017 - 15:06
A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) realizou no último dia 30 de agosto, no Campus Itaperi, Capacitação voltada para coordenadores e professores que atuarão nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), da nova pactuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Foi um momento para dar boas-vindas aos novos membros da equipe, capacitá-los e apresentar o Programa. “Esse evento servirá não somente para orientá-los quanto ao trabalho que será realizado a partir de agora, mas também para ratificarmos essa nova pactuação. Precisamos hoje fazer um ‘pacto do bem’ para o desenvolvimento do Pronatec, que surgiu de uma ideia, da qual sua coluna vertebral é a inclusão social”, explicou o coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.
Ao lado do coordenador geral, estavam presentes à mesa, o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, Nelson Arruda, e o coordenador regional de Tauá, Isaias Batista. “Sejam bem-vindos e que tenham um ótimo dia de trabalho”, desejou Isaías destacando a importância do trabalho que será desenvolvido pelos professores e coordenadores ao longo da pactuação 2017.
“Estamos iniciando mais uma fase dos cursos FIC do Pronatec, cujo objetivo é oferecer uma qualificação para esse público que tanto precisa. Essa oferta é possível a partir da nossa Unidade de Educação Profissional (Unep)”, disse Nelson Arruda.
O coordenador geral esclareceu aos participantes os objetivos do Pronatec, falou ainda do MedioTec, aderido pela Funece em 2017, e da importância do papel de cada coordenador e professor nesse Programa.
“São mais de 1.000 alunos em mais de 30 turmas (…). Imaginem como é importante o papel de cada um de vocês nessa tarefa de inclusão social. Vocês terão a missão, dentre outras, de manter o aluno, o trabalhador, o cidadão em sala de aula (…). O professor é peça fundamental. É quem vai desenvolver efetivamente esse processo de formação. (…) Vocês agora fazem parte da Universidade Estadual do Ceará. Aonde vocês forem, levarão o nome dessa importante instituição”.
A coordenadora de Ensino, professora Germana Paixão, completou: “O vislumbre que os alunos têm de melhoria de vida por meio das mãos dos professores é muito gratificante. Isso justifica a profissão do professor, uma profissão sofrida e marginalizada, que enfrenta tantos obstáculos. O professor encontra toda a justificativa quando vê o retorno, se vendo capaz de mudar vidas por meio da educação”.
O evento prosseguiu durante todo o dia, com apresentação dos coordenadores regionais e locais, palestras, discussões em grupos e planejamento de atividades, em especial, para a Semana de Integração, que acontecerá no período de 11 a 15 de setembro, quando serão iniciadas as novas turmas da pactuação FIC 2017.