Novos e ex-alunos do MedioTec em Quixadá festejam São João em arraiá virtual
1 de julho de 2020 - 15:56
Um arraiá diferente reuniu novos e ex-alunos dos cursos de Gerência em Saúde e Comércio (MedioTec/Pronatec) de Quixadá na noite da última terça-feira (30/06). Realizado de forma remota, por meio do Google Meet, estudantes, professores e coordenadores do município debateram sobre a importância dos festejos juninos para cultura nordestina. Na ocasião, jovens que concluíram os cursos e já estão no mercado de trabalho compartilharam sobre sua experiência no MedioTec e como a formação mudou suas vidas.
O evento contou também com muita música e condução da coordenadora local de Quixadá, Luciana Ferreira. A enfermeira em saúde mental Aleide Barbosa, professora do curso técnico em Gerência de Saúde, palestrou aos participantes sobre como as festas juninas contribuem para o resgate das tradições nordestinas e para vivenciarmos situações de felicidade. De acordo com ela, a alegria, as comidas típicas, a confraternização e as músicas que embalam o São João proporcionam alegria para as pessoas por meio dos arraiás.
Aleide destacou ainda que dois fatores incentivam as celebrações juninas. Tradicionalmente, o mês de junho marca o fim do outono e início do inverno, concluindo a época da colheita. Assim, as festas têm o intuito de agradecer, principalmente entre os católicos, com as celebrações aos santos São João, São Pedro e Santo Antônio. Além disso, o período junino remete a nossas memórias afetivas, a algo que nos faz bem, conforme a professora.
“Desde pequenos vivemos essa cultura e começamos a criar memórias positivas. Quando chega esse mês, a gente lembra dessas memórias e começa a se animar. Lembramos da fogueira, da comida gostosa, das festas que vivemos no colégio, que davam início às nossas férias. São momentos de prazer importantes para a saúde mental. O simples fato de estarmos reunidos, mesmo que em espaço virtual, para conversar já nos dá esse momento de prazer e alegria”, ressalta.
O professor Daniel Guerra, do curso técnico em Comércio, compartilhou lembranças vividas nas festas de São João e falou sobre a força do povo nordestino. “O nordestino é muito empreendedor e inteligente. Grandes nomes da literatura, direito e economia brasileiros saíram daqui. Temos gente maravilhosa na música, além de maravilhosos pontos turísticos”, enfatizou. O professor frisou ainda que as festas juninas são a segunda maior festa popular brasileira, perdendo apenas para o Carnaval.
Experiência
O momento contou ainda com participação de ex-alunos dos cursos de Gerência em Saúde e Comércio do MedioTec/Pronatec, como Lídia Pinheiro. A jovem concluiu o curso de Gerência e hoje é residente em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública. Ela atua na parte de Gestão do CAPS de Quixadá.
Lídia contou que no início, ao se inscrever no curso, não conhecia bem a área de Gerência em Saúde. “Me surpreendeu positivamente, porque acabei gostando muito do curso. Me identifiquei com muitas disciplinas, como Auditoria, Ética, Empreendedorismo. Fui me apaixonando pelo curso”, lembra.
A aluna estagiou no Hospital Eudásio Barroso, em Quixadá, e conta que teve a oportunidade de sugerir melhorias para o trabalho dos profissionais. “Fui conquistando confiança da equipe e surgiu uma ideia na parte de gestão. Eu e mais duas colegas percebemos possibilidade de mudança na escala para trazer melhoria para o serviço. No terceiro mês conseguimos fazer essa mudança e nós mesmas fazíamos a produção. E a escala é de suma importância, pois é através dela que todo o sistema funciona. Qualquer erro pode mudar toda a rotina dos funcionários. Foi aí que percebi que eu era muito apaixonada por gestão. No começo, eu tinha o receio de não conseguir espaço, mas eu estava errada. Foi muito gratificante”.
Ao final do curso, Lídia Pinheiro conseguiu uma bolsa no curso de Farmácia da Unicatólica e também conseguiu se encontrar na área. Já prestes a concluir o curso, Lídia iniciou a residência na Escola de Saúde Pública. “Em Saúde Coletiva, vou sair especialista em Gestão, Vigilância em Saúde. Continuo totalmente na área”. Ela ainda conversou com os estudantes sobre o mercado de trabalho na área de Gerência em Saúde.