Saúde mental é tema de palestra realizada para alunos do curso Gerência em Saúde

13 de janeiro de 2020 - 23:19

Mais de 11,5 milhões de brasileiros (5,7% da população) sofrem com depressão, enquanto outros 18,6 milhões (9,3% da população) enfrentam distúrbios relacionados à ansiedade. Os números são de uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e alertam para a importância de debater a saúde mental em todas as faixas etárias, incluindo a adolescência. Diante desse cenário e aproveitando a realização da campanha nacional Janeiro Branco, focada na saúde mental, a professora do MedioTec/Pronatec, Gleice Fernandes, convidou o palestrante Lúcio Galvão para falar sobre o assunto durante palestra ministrada, no último dia 9, para os alunos do curso de Gerência em Saúde de Tauá.

“A palestra foi um momento para discutirmos sobre a ansiedade e a depressão que acometem milhões de brasileiros. A abordagem desse tema para os estudantes do curso de Gerência em Saúde se deu por ser um público jovem e também pelo crescimento dos problemas ligados à saúde mental. Com a minha experiência de enfermeira atuante, tenho constatado um avanço de problemas graves de saúde mental. Por isso, falar sobre o assunto, orientar sobre como fortalecer a mente e mostrar possibilidades para enfrentar situações difíceis é cada vez mais importante”, afirma a professora.

De acordo com Gleice Fernandes, o palestrante Lúcio Galvão, que é professor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (Cecitec), fez “importantes explanações sobre o poder da mente, dos pensamentos e das emoções durante todo o processo evolutivo do ser humano”. Ele também destacou a importância da saúde mental para a conquista de objetivos e para as interações sociais.

Para a estudante Alrinete Alves de Oliveira, de 16 anos, a palestra chamou a atenção dos alunos ao abordar a capacidade de pensar, refletir e agir do ser humano. Oliveira diz ainda que foram marcantes as considerações feitas pelo palestrante em relação à vida profissional, aspecto que influencia consideravelmente na saúde mental. “Ele falou um pouco sobre a trajetória profissional dele, o que mês fez refletir sobre a minha. Um dos pontos que me chamaram atenção foi quando ele reforçou a importância de seguirmos a profissão que desejamos, não a que os outros querem para nós”, conta.