Ex-alunas do Pronatec participam roda de conversa motivacional em turma de Tauá

10 de janeiro de 2020 - 23:32

Trabalhar a motivação entre os alunos é uma das principais ações do Pronatec/MedioTec. Buscar exemplos de profissionais que começaram a trajetória no MedioTec pode ser inspirador para as turmas. Nesse sentido, alunos do curso técnico em Comércio de Tauá receberam nesta semana a visita de ex-alunas do MedioTec do município. As jovens compartilharam os desafios e histórias de superação obtidas a partir dos estudos.

O convite para a roda de conversa partiu do professor Edgleusson Noronha, do curso técnico em Comércio de Tauá. Ele conta que os cursos técnicos foram a chave para o progresso das ex-alunas, que trilharam caminhos importantes a partir do aprendizado no MedioTec.

Certificada no curso técnico em Informática pelo MedioTec/Pronatec, Márnia Feitosa atualmente é acadêmica do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). A universitária conquistou uma bolsa de pesquisa em um projeto da universidade. Ela contou aos alunos que o diploma do curso técnico no currículo foi importante para aprovação no processo seletivo da bolsa. “O fato de ser técnica em Informática pelo Pronatec elevou o meu nível e fez com que eu tivesse mais oportunidades”, explicou Márnia.

 

Já a ex-aluna Érica Noronha atua como técnica em segurança da fábrica de calçados Melbros, em Tauá, posto alcançado após a conclusão do curso técnico realizado pelo Pronatec. Érica concilia o trabalho na fábrica com faculdade em Engenharia Ambiental. “O curso de Segurança do Trabalho foi um divisor de águas na minha vida. Foi onde eu me encontrei. Onde, devido à minha profissão, me apaixonei pela área. Estou buscando me aprimorar cada vez mais na área e buscando também uma nova profissão, que é a Engenharia Ambiental”, contou.

Para o professor Edgleusson, a roda de conversa com as ex-alunas foi uma importante forma de motivar os estudantes de Comércio. “Elas deram uma sacudida na turma, alguns alunos se emocionaram. Alguns relataram que a partir daquela de conversa, se abriu um horizonte e estimulou o desejo em seguir o mesmo destino delas. Foi muito interessante”, relata o docente.

A aluna Joyce Araújo, do curso técnico em Comércio, destacou as conquistas e desafios enfrentados pelas jovens durante a trajetória profissional. “Agradecemos muito a elas por darem esse exemplo, dizendo como foi o processo, e por motivar a gente cada vez mais. Elas mostraram que apesar de ser difícil são muito gratificantes as coisas que a gente ganha futuramente por conta dos estudos”.

Isabelly Ferreira ressaltou o exemplo de motivação que as universitárias deram para a turma. “Ficamos lisonjeados porque elas tiraram um tempo da vida delas para nos contarem como foi tudo. Às vezes a turma fica desmotivada, e olhando para elas e para futuro que elas procuraram através do curso, vimos que o curso é muito importante mesmo. Ninguém vai mais desistir depois da aula que elas nos deram”, comentou.