Desenho ajuda a promover autoconhecimento e amadurecimento

9 de janeiro de 2020 - 00:15

Visualizar o futuro almejado, identificar os pontos que favorecem a realização dos objetivos e os aspectos que podem dificultar o alcance das metas. Esses são alguns dos objetivos trabalhados nos cursos dos MedioTec/Pronatec, por meio da disciplina Projeto de Vida, onde os estudantes são conduzidos ao autoconhecimento a fim de otimizar o caminho entre o hoje e o amanhã. Nesse processo, a criatividade é uma aliada importante, e estudantes como Cintia Saraiva Rodrigues, do curso técnico em Contabilidade de Crateús, têm a oportunidade de mostrar todo o seu talento. A jovem de 16 anos desenhou no quadro da sala de aula uma tirinha sobre as mudanças que ocorrem na vida, contribuindo para dinamizar o debate promovido pela disciplina.

“Pedi para a aluna desenhar no quadro a tirinha que está na apostila do curso porque notei o capricho no caderno dela. Achei interessante que ela desenhasse, pois os alunos estão acostumados a ver as tirinhas o slide. O momento foi bem divertido e interativo. Os outros alunos ficaram na expectativa de ver o que era o desenho. A tirinha fala sobre o processo de movimento da vida e sobre como estarmos sempre procurando outros lugares, outras experiências, mas também lembra que devemos entender que o nosso lugar somos nós que fazemos. Assim, devemos procurar ser felizes com o que temos e onde estamos, sem deixar de lado os sonhos e planos. O debate foi muito produtivo e eles conseguiram expressar muito bem o que entenderam da mensagem da tirinha”, conta a professora Geovana Pinheiro.

A experiência de desenhar e par a turma o curso técnico em Contabilidade tornou a atividade ainda mais especial para a estudante Cintia Saraiva, para quem “tudo que é feito no Projeto de Vida é de extrema importância”. De acordo com ela, a atividade a fez pensar sobre aspectos da própria personalidade jamais questionados, favorecendo, assim, o autoconhecimento.

“Desenhar, com toda certeza, colaborou bastante. Quando lemos algum texto, estamos abertos a imaginar infinitas coisas. Mas quando se tem um desenho, existe um foco maior e uma melhor compreensão do que o autor realmente quer nos passar. O desenho ajudou dessa forma”, conta Cintia, que desde a infância usa a arte para se expressar. “Sempre gostei de pegar o lápis e deixar meus sentimentos se manifestarem através do desenho”, diz.

A estudante afirma ainda que a disciplina Projeto de Vida é uma das suas preferidas, pois torna possível explorar o próprio ser. “Eu vejo como se nós fôssemos o livro que exploramos nessa disciplina. Dessa forma, descobrimos coisas sobre nós que nunca imaginaríamos. Para planejar o futuro, o autoconhecimento é essencial. Além disso, a disciplina também nos faz sonhar mais”, avalia Cintia Saraiva.

‘Cereja do bolo’
A satisfação com a disciplina Projeto de Vida é praticamente uma unanimidade entre os alunos do MedioTec/Pronatec, segundo a professora Geovana Pinheiro. “Essa disciplina é a cereja do bolo do curso do MedioTec. Quando a atividade é para dizer qual é a melhor disciplina, a maioria dos estudantes diz que é o Projeto de Vida. Acho incrível que eles possam, além do conhecimento técnico, ter um norte de como podem conseguir alcançar seus objetivos. A disciplina ajuda na criatividade e ensina como eles podem planejar suas metas para o futuro, além de incentivar a reflexão de sua situação atual para serem motivados ao crescimento e amadurecimento dos sonhos”, afirma.