Turma de Gerência em Saúde de Itapipoca ministra palestra sobre drogas

28 de novembro de 2019 - 19:33

De acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz divulgada neste ano, mais de 3,5 milhões de brasileiros consumiram drogas em período recente. Além disso, 9,9% dos brasileiros usaram drogas ilícitas uma vez. Os dados expõem a dimensão desse problema no País e evidenciam a necessidade de ações de educação e prevenção. Nessa linha, os alunos do curso Gerência em Saúde de Itapipoca realizaram, no último dia 22 de novembro, uma palestra sobre drogas para estudantes da 6ª série da Escola de Ensino Fundamental Maria Magalhães. A atividade foi coordenada pela professora Elizângela Camurça.

“Mostramos para as crianças a realidade da dependência de drogas e como essas substâncias podem destruir vidas e famílias. Falamos sobre os tipos de drogas e sobre os malefícios que elas causam. Para deixar a palestra mais dinâmica e reforçar as informações, fizemos uma brincadeira de ‘verdadeiro ou falso’. Quem respondeu corretamente às questões ganhou um pequeno prêmio. Foi um momento muito proveitoso. Nossa turma do Pronatec agradece à professora Elizângela por nos proporcionar momentos como esse, pois assim podemos mostrar o nosso potencial”, conta a estudante Maria Amanda Carneiro da Silva.

Segundo a professora, além da palestra, a turma do curso de Gerência em Saúde também realizaram dinâmicas e apresentaram vídeos com exemplos de ex-usuários de drogas. Os alunos encerraram a atividade falando sobre cultura de paz e realizando a dinâmica “Abraço colorido”. “Explicamos aos alunos que distribuiríamos papéis com nomes de cores para eles e que todos teriam que se abraçar quando mencionássemos a cor branca. Eles não sabiam, mas todos os papéis tinham o nome da mesma cor: branca. Então, fui chamando todas as cores, mas ninguém tinha. Quando chamei a cor branca, todos se abraçaram. O abraço é um ponto de paz para cada um deles. O abraço tem um significado diferente para cada um. A intenção da turma com essa dinâmica foi aproximar as pessoas e fazer com que os alunos sentissem o amor, a paz e a leveza da proximidade com o Colega, explica Elizângela Camurça.