Estudantes de Canindé realizam atividade de conscientização sobre câncer de próstata

26 de novembro de 2019 - 16:50

O Ceará registrou, em 2018, cerca de 2.730 novos casos de câncer de próstata, o que representa mais de 60% das neoplasias ocorridas nos homens do Estado, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em todo o Brasil, foram 68.220 casos de câncer de próstata, o equivalente a 66,8% de todos os cânceres diagnosticados nos homens do País. Diante dos dados do Inca e da importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de próstata, os alunos do curso Técnico em Enfermagem do MedioTec/Pronatec de Canindé realizaram, no último dia 23, uma atividade de conscientização durante uma feira de núcleo ocorrida na Escola Frei Policarpo.

“Foi muito gratificante repassar nossos conhecimentos para as pessoas. Falamos sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, sobre as causas e as formas de prevenção. Fizemos alguns cartazes, montamos um estande com decoração temática do Novembro Azul e distribuímos algumas lembrancinhas em alusão à campanha, como gravatinhas de fita e bigodes confeccionados com E.V.A.”, conta o estudante Denilson Cavalcante, de 19 anos.

Conforme a professora Cristina Cavalcante, a participação em eventos desse tipo ajuda os alunos a compreenderem melhor o assunto e a exercitarem o tratamento com público. Além disso, também é uma oportunidade de oferecer à população ações que ampliam o conhecimento e contribuem para reduzir os danos à saúde. “Ações como essa são essenciais para a promoção da educação em saúde com foco no indivíduo, na família e na população em geral”, afirma, acrescentando que a educação em saúde é uma prática importante e, por isso, ela está inserida na formação dos alunos do curso Técnico em Enfermagem do MedioTec/Pronatec.

O estudante Denilson Cavalcante concorda com a professora. “Esse tipo de ação é muito importante para nós, estudantes, e também para as pessoas que ouvem a nossa explicação. Participar de eventos assim nos ajuda a ter mais segurança para atuar como profissional na área da saúde”, diz.