Turma de Agroecologia visita unidade produtiva e conhece sistema Mandalla em Canindé

10 de dezembro de 2025 - 14:11

Os estudantes do curso Técnico em Agroecologia de Canindé, ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do programa federal Qualifica Mais, realizaram, no dia 8 de dezembro, uma atividade de campo em uma unidade agroecológica instalada no assentamento Santana da Cal. Na oportunidade, a turma pôde observar práticas produtivas adotadas na região.

De acordo com o professor Andson Andrade, a atividade teve como foco o reconhecimento de experiências reais de produção sustentável. “Durante a visita, os estudantes acompanharam de perto a Mandalla recentemente implantada pela Ematerce, sistema que integra cultivo de plantas e criação de animais em um mesmo espaço circular”, disse.

O Modelo Mandalla é uma tecnologia social voltada à produção diversificada de alimentos. Estruturado em círculos concêntricos organizados ao redor de um reservatório de água, o sistema favorece o aproveitamento hídrico, aumenta a variedade de cultivos e fortalece a segurança alimentar das famílias agricultoras. A combinação de hortaliças, frutíferas, plantas medicinais e pequenos animais torna o quintal produtivo mais eficiente, resiliente e sustentável.

No local, os estudantes observaram a dinâmica do sistema, identificaram espécies vegetais e animais presentes no quintal produtivo e discutiram a importância da Mandalla como ferramenta para fortalecer a agricultura familiar e ampliar práticas agroecológicas no território.