Guia de Turismo: estudantes vivenciam experiência prática durante a Festa de São Francisco

23 de outubro de 2025 - 11:01

A fé que move milhares de pessoas ao município de Canindé, no Ceará, em devoção a São Francisco das Chagas, também movimenta a economia local e alimenta os sonhos de jovens que, com a ajuda da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do programa federal Qualifica Mais/Pronatec, dão os primeiros passos na carreira de guia de turismo.  Na edição deste ano da Festa de São Francisco das Chagas, os estudantes do curso Técnico em Turismo da Uece/Pronatec tiveram a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e contribuir para a acolhida dos romeiros.

A experiência foi um marco para os estudantes e também para os profissionais da educação que acompanharam o desenvolvimento da atividade e a aplicação prática do conhecimento em um evento de grande porte. “Trabalhar na Romaria de São Francisco das Chagas 2025, acompanhando e supervisionando os estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo, foi uma oportunidade valiosa para vivenciar um verdadeiro ambiente de aprendizagem. A experiência se transformou em um grande laboratório, no qual todos puderam compreender, de forma mais profunda, a dimensão e a identidade da fé e do turismo religioso local”, destacou o professor Andson Andrade, acrescentando que 16 estudantes participaram da ação.

Para a estudante Letícia Moraes, a oportunidade marcou sua vida pessoal e profissional. “Foi uma experiência que levarei comigo para toda a vida. Um momento de muito aprendizado e inspiração. Ver de perto a fé e a devoção dos romeiros foi algo verdadeiramente comovente e transformador. Sou profundamente grata por toda a ajuda, pelo apoio e por cada gesto de incentivo ao longo dessa jornada”, disse.

Marcada por um sentimento de gratidão e superação, Rayslanny Castro descreve a experiência como única. “Sou muito grata por terem confiado na gente e por nos darem a chance de mostrar o quanto somos capazes de fazer um trabalho bem feito, com amor e carinho por essa cidade. Foi uma vivência nova, desafiadora e transformadora. A gente se dedicou, acreditou e deu o máximo pra fazer tudo acontecer de coração”, afirmou.

O estudante Ryan Almeida também enalteceu a experiência e agradeceu a todos que contribuíram para que o momento fosse vivido de forma tão especial. “Fomos atrás, nos dedicamos e conseguimos fazer com que essa experiência fosse realmente valorizada. Foi gratificante perceber o olhar especial da Secretaria de Turismo para o nosso trabalho e o reconhecimento do esforço de cada um de nós”, declarou.

O coordenador local do curso Técnico em Guia de Turismo da Uece/Pronatec, Júnior Martins, expressou seu agradecimento a todos que participaram da experiência com dedicação e entusiasmo. “Quero agradecer a todos que vestiram essa camisa e se empenharam com tanto afinco. Essa experiência foi — e continuará sendo — um marco na vida de todos nós. Agradeço especialmente ao professor Andson Andrade pela disponibilidade e por acompanhar de perto cada etapa, à Secretaria de Turismo, nas pessoas do professor Sérgio e da Gleiciane, e ao prefeito Jardel, pela grande força e parceria. Seguimos juntos, com gratidão e compromisso, construindo momentos que ficarão na memória de todos”.

Durante a visita à estátua de São Francisco das Chagas, a atriz Letícia Sabatella foi convidada para um registro especial ao lado das técnicas em Guia de Turismo

Após receberem o fardamento das mãos do prefeito de Canindé e do secretário professor Sérgio Barbosa, os estudantes do Curso Técnico em Guia de Turismo, acompanhados do professor Andson Andrade, participaram de um momento de agradecimento a São Francisco e registraram o encontro com o reitor do Santuário, Frei Gilmar