Funece acompanha início das aulas do curso “Cuidadora de idoso”
9 de abril de 2025 - 15:12
Seiscentas e dez mulheres cearenses começaram a escrever uma nova história para suas vidas profissionais e pessoais nesta semana, com o início das aulas do curso profissionalizante “Cuidadora de idoso”, ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do programa federal Mulheres Mil. As alunas estão divididas em 15 turmas, distribuídas em nove municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu.
O coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, acompanhou a aula inaugural do curso na Escola Estado do Amazonas, em Fortaleza, ocasião em que falou sobre a relevância da qualificação profissional e entregou o material didático das estudantes. “O curso ‘Cuidadora de idoso’ surge como uma resposta crucial ao crescimento acelerado da população idosa no Brasil, que aumentou 57,4% em 12 anos, alcançando mais de 22,1 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2022. Com a transformação demográfica que o país atravessa, a demanda por cuidados especializados para os idosos se torna cada vez mais relevante, exigindo uma formação qualificada na área. Além disso, o curso contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará, proporcionando oportunidades de crescimento profissional e pessoal para as mulheres, com foco na inclusão e no empoderamento”, afirmou.
O curso possui carga horária de 160 horas-aula e é totalmente gratuito. A qualificação profissional está alinhada às necessidades sociais e às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que defendem o envelhecimento ativo. “A formação em gerontologia proporcionada pela Uece visa capacitar profissionais para oferecer cuidados adequados, desmistificando o conceito de que envelhecer é sinônimo de adoecer, e promovendo uma melhoria significativa na qualidade de vida dos idosos”, destaca Nelson Arruda.