Canindé: coordenador adjunto do Pronatec/Funece visita curso Técnico em Guia de Turismo
18 de dezembro de 2024 - 12:06
Importante polo de turismo religioso no Ceará, o município de Canindé, a cerca de 130 quilômetros de Fortaleza, é um dos contemplados com o curso Técnico em Guia de Turismo do Qualifica Mais IFTP/Pronatec/Funece, que recebeu, na última semana, a visita do coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda. Realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), o curso oferece aos estudantes do Ensino Médio a oportunidade de uma qualificação profissional paralela ao ensino tradicional.
Conforme o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, a visita foi uma oportunidade de conhecer melhor a dinâmica local do curso e de conversar com os estudantes sobre a relevância da qualificação e as portas que ela poderá abrir para cada um deles no mercado de trabalho. “Fui recebido pelo coordenador local do curso, professor Júnior Martins. Conversei com os alunos sobre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o trabalho que a mesma vem desenvolvendo em relação aos cursos oferecidos pelo Pronatec e, particularmente, sobre o curso Técnico em Guia de Turismo. Falamos da importância do curso para a vida pessoal e profissional dos nossos alunos e reafirmamos que, ao final do curso, eles receberão um certificado da Unep/Funece. Os alunos elogiaram o curso e demonstraram muito entusiasmo e motivação”, conta.
Nelson Arruda destaca ainda que o turismo urbano em Canindé pode trazer benefícios econômicos significativos quando bem desenvolvido, promovendo arranjos e rearranjos espaciais que impulsionam a geração de renda e abrem novas oportunidades para a comunidade. Além de seu impacto econômico, o turismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento das cidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população local. “Ao integrar práticas sustentáveis e inovadoras, Canindé pode se posicionar como um destino turístico atrativo, fortalecendo sua economia e criando um ambiente mais próspero para seus habitantes”, diz.
A turma do curso Técnico em Guia de Turismo realizada em Canindé conta com 40 alunos. As aulas ocorrem na Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc), Campus da Uece.