Coordenador adjunto do Pronatec/Funece visita turmas do Mediotec e do MEI em Maranguape
5 de novembro de 2024 - 15:32
Para acompanhar de perto o andamento dos cursos de qualificação profissional e de formação inicial e continuada realizados pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) no âmbito dos programas federais Mediotec e Qualifica Mais – Progredir, o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, realizou, no último dia 30 de outubro, uma visita presencial às turmas dos cursos que estão ocorrendo no município de Maranguape: Técnico em Administração (Mediotec) e Microempreendedor Individual (MEI (Qualifica Mais – Progredir).
Realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), o curso Técnico em Administração é destinado para estudantes que estão cursando o Ensino Médio tradicional. A qualificação profissional possui carga horária de 800 horas/aula e contempla 40 alunos da EEM Luiz Girão, sendo coordenada pela professora Girlane Sousa Alves.
“Os alunos estão matriculados no segundo ano do Ensino Médio. As aulas do curso começaram no último mês de setembro. A turma se mostrou bastante empolgada com a oportunidade”, disse o coordenador adjunto do Pronatec/Funece.
MEI
O curso Microempreendedor Individual (MEI) possui carga horária de 160 horas e, em Maranguape, é realizado no CVT/Polo UAB. A coordenadora local é a professora Maria Betânia Andrade Matos. “São 40 estudantes matriculados no curso, que ocorre no turno da noite. As aulas também tiveram início em setembro”, conta o professor Nelson Arruda.
Estímulo
Os dois cursos são certificados pela Uece, uma das mais importantes instituições de ensino no Brasil. Para estimular a permanência dos estudantes nos cursos e garantir que eles obtenham o certificado e as novas possibilidades que a educação que estão proporcionará, eles recebem material didático e ajuda de custo.