Coordenação da Funece/Pronatec visita curso de Agroecologia em Madalena

4 de outubro de 2024 - 17:40

O curso Técnico em Agroecologia ministrado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do programa federal Qualifica Mais – IFTP/Pronatec, no município de Madalena recebeu, no dia 1º de outubro, a visita do coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, e da coordenadora pedagógica do curso, Aline Maia. Na oportunidade, eles conheceram a estrutura da Escola de Ensino Médio do Campo João dos Santos Oliveira, onde o curso é realizado, e conversaram com os estudantes.

“Fomos muito bem recebidos pela diretora da escola, professora Aglaisa, e pela coordenadora local do curso, professora Silvia Helena. Conhecemos toda a estrutura da escola, além da área dedicada às atividades práticas. Conversamos com os alunos, falamos sobre a Uece e sobre a importância do curso para a vida deles e da população de um modo geral. Reforçamos que eles são alunos da Uece, que os professores são selecionados pela Universidade e que, ao final do curso, eles receberão o certificado emitido pela Unep/Uece”, conta o professor Nelson Arruda.

Ele destaca ainda que, durante a visita, reforçaram com os estudantes a importância da Agroecologia para promover o desenvolvimento rural sustentável, agregando conhecimento científico e saber tradicional para proteger e desenvolver as plantações, além de proporcionar melhores condições sociais e econômicas aos produtores rurais.

Saiba mais

A Escola de Ensino Médio do Campo João dos Santos Oliveira fica no Assentamento 25 de maio, na Comunidade Quieto, zona rural de Madalena. O Assentamento 25 de maio foi a primeira ocupação de terra do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Ceará e representa o berço de luta no Estado. Essa escola foi também a primeira escola do campo no Ceará. Hoje, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) conta com 14 escolas do campo. Além dessa escola, a Uece também oferece o curso Técnico em Agroecologia nas escolas do campo em Ocara e Canindé.