Artesãs iniciantes dão primeiros pontos no crochê em curso da Uece
2 de outubro de 2024 - 16:54
As aprendizes do crochê unem suas novas habilidades às das artesãs experientes que também são alunas do curso ministrado pela Uece. Juntas e orientadas por designers e professores da prática, elas tecem peças inspiradas em motivos que traduzem a cultura cearense, com elementos que remetem ao mar, por exemplo, para criarem uma coleção exclusiva que será apresentada à sociedade ao término do curso. É também nesse espírito de união que elas compartilham experiências e motivações para aproveitarem ao máximo as oportunidades oferecidas no curso, onde elas também estão aprendendo sobre áreas importantes para os negócios, como design, marketing e finanças.
A Uece está ministrando o curso “Artesã em bordado à mão – crochê” em cinco municípios cearenses: Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha. “O curso está sendo maravilhoso. Muito bom mesmo. As alunas iniciantes já estão aprendendo os pontos e produzindo as correntes do crochê. Paralelamente, as artesãs experientes iniciaram a confecção das peças com motivos do mar. Em apenas um dia, foram feitas 70 peças como estrelas-do-mar, peixes e conchas. Vai sair tudo perfeito para a coleção final”, conta a coordenadora local do município de Cruz, Silva Ferreira Brandão de Souza.
O curso “Artesã em bordado à mão – crochê” possui 160 horas/aulas. Ao final, as artesãs receberão um certificado da Uece. Ao longo das aulas, elas recebem ajuda financeira para deslocamento e alimentação, além de um kit com caderno, apostila, caneta, lápis, borracha, camisa e bolsa. O material para a confecção das peças ao longo do curso também está garantido.
Confira algumas peças produzidas: