Estudante da Uece ressalta impacto da Expo Canindé 2025 no turismo regional

11 de setembro de 2025 - 17:21

Tradicional destino de turismo religioso do Ceará, o município de Canindé, situado a cerca de 120 quilômetros de Fortaleza, aposta também em outras atividades para atrair novos perfis de visitantes e aquecer a economia local. Uma das ações nesse sentido é a Expo Canindé 2025, que agrega conhecimento, cultura, valorização da agricultura e diversão e promete movimentar a cidade nos dias 12 e 13 de setembro. O potencial turístico e econômico da Expo Canindé foi abordado em artigo jornalístico pela estudante Janaely Sousa Holanda, aluna do curso Técnico em Guia de Turismo realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) naquele município.

Em seu texto, publicado no veículo de comunicação Leia Sempre Brasil, a estudante destaca que eventos como Expo Canindé têm grande impacto em toda a cadeia produtiva do turismo. “Estes eventos atraem visitantes (turistas) das muitas cidades do entorno, estimulando a economia da rede hoteleira, de pousadas, estimulando a gastronomia (alimentação), impulsionando o comércio, promovem a cultura e elevando tradições locais, a criarem oportunidades para que pequenos/médios empreendedores, adentrem na dinâmica do mercado de atrativos turísticos locais durante todo o ano”, afirma.

De acordo com ela, os habitantes locais também têm papel importante nesse cenário, uma vez que, ao participarem da Expo Canindé, “estarão fortalecendo a economia local e valorizando o trabalho das agricultoras e agricultores, dos produtores e artesãos locais”.

Para a aluna do curso ofertado pela Uece, eventos desse porte também são uma oportunidade para reforçar a cultura local e, inclusive, compreender a origem do próprio nome da cidade. “Os estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo, nas aulas de Geografia e Meio Ambiente, observaram em um dos entendimento que a palavra Canindé vem do tupi “kanindé”. E tem várias (referências e) significações, onde a história registra que uma grande tribo “tarairuirus”, vivia no Ceará e, segundo Paulino Nogueira, uma espécie de arara de plumagem amarela pode ser associada também ao nome da cidade”, explicou.

Saiba mais

O curso Técnico em Guia de Turismo, ofertado de forma gratuita, é direcionado a estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Profissional EEMTI Capelão Frei Orlando, que conciliam a formação regular com a qualificação técnica em turismo. Além das aulas, os alunos recebem um kit de apoio contendo material didático, apostilas, camiseta e ajuda de custo, garantindo melhores condições para o aprendizado. Ao final, a certificação concedida pela Uece amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalece o desenvolvimento regional por meio do turismo.