Curso de Cuidadora em Maranguape tem momento de escuta e acolhimento
6 de agosto de 2025 - 16:29
A turma do curso “Cuidadora de Idosos” no município de Maranguape encerrou recentemente a disciplina Cuidando de quem cuida com uma atividade especial voltada ao bem-estar emocional das participantes. O momento foi conduzido por uma terapeuta emocional e marcado por reflexões, desabafos e acolhimento.
A ação teve como objetivo reforçar a importância de cuidar também de quem se dedica a cuidar do outro. “Mais do que técnicas e práticas, quisemos lembrar algo essencial: quem cuida também precisa ser cuidado”, destacou Palloma Rodrigues, coordenadora local do curso. Segundo ela, a iniciativa teve forte impacto nas alunas, que compartilharam relatos emocionantes durante o encontro.
O curso, com carga horária de 160 horas-aula, é oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do programa federal Mulheres Mil/Pronatec. Ao todo, 610 mulheres estão sendo beneficiadas em nove municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu.
A qualificação visa promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio da formação profissional em uma área que tem crescido em demanda. As turmas são organizadas em 15 grupos, distribuídos entre as cidades participantes.