Estudantes do Curso Cuidadora de Idosos ampliam conhecimentos em evento sobre envelhecimento e inclusão

1 de julho de 2025 - 17:09

Para acompanhar as principais discussões na área do envelhecimento, ampliar as fontes de conhecimento e fortalecer a rede de contatos, as estudantes do curso Cuidadora de Idosos, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) por meio do programa federal Mulheres Mil/Pronatec, participaram, no dia 30 de junho, da 5ª Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência. Realizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o evento reuniu, no Auditório Central da Uece, especialistas e estudiosos do assunto.

Conforme o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, o evento foi uma oportunidade para que as alunas do curso Cuidadora de Idosos compreendam ainda mais a relevância da área na qual estão se formando. “A participação das estudantes do curso de Cuidadora de Idosos em eventos sobre o tema é fundamental para aprofundar o conhecimento técnico, trocar experiências e fortalecer a empatia e o compromisso com o cuidado humanizado. Esses encontros ampliam a visão das futuras profissionais sobre os desafios do envelhecimento e os direitos da pessoa idosa, preparando-as para atuar com mais responsabilidade e sensibilidade no dia a dia”, destacou.

A 5ª Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência contou com a participação de autoridades e especialistas como os promotores de Justiça Alexandre Alcântara e Giovana Melo, e as professoras Joana Angélica da Costa (Universidade Nova de Lisboa) e Adriana de Oliveira Alcântara (UFC e Unifor).

Sobre o curso

O curso de Cuidadora de Idosos é promovido pela Uece, por meio do programa federal Mulheres Mil/Pronatec, e oferece qualificação profissional para 610 mulheres. As participantes estão distribuídas em 15 turmas, nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu. Com carga horária de 160 horas, o curso contribui para a formação de profissionais capacitadas para o cuidado com a população idosa.