Estudantes de Caucaia recebem jaleco e avançam na qualificação profissional

30 de junho de 2025 - 17:58

As estudantes do curso de Cuidadora de Idosos do município de Caucaia participaram, no dia 27 de junho, da Cerimônia do Jaleco, um momento simbólico que representa a profissão e o compromisso com o cuidado e a ética no atendimento aos pacientes. A cerimônia celebrou o progresso alcançado na qualificação profissional oferecida gratuitamente pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do programa federal Mulheres Mil.

Além das alunas, estiveram presentes na cerimônia o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda; a primeira-dama de Caucaia, Érika Amorim; a coordenadora da turma 1, professora Lucélia Góis; e a coordenadora da turma 2, Lívia Arruda.

“Foi um momento muito especial e emocionante para nossas alunas, seus familiares, coordenadores e professores presentes. A Uece, mais uma vez, transforma e melhora a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a autoestima das nossas alunas”, destacou o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda.

O curso Cuidadora de Idosos, com carga horária de 160 horas-aula, é ofertado pelo programa Mulheres Mil e beneficiará 610 mulheres em nove municípios do Ceará: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu. A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação profissional e facilitar a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, com a formação organizada em 15 turmas distribuídas entre as cidades participantes.