Itapipoca recebe visita de coordenadores do Pronatec/Funece e do curso Cuidadora de Idosos

15 de maio de 2025 - 15:54

O envelhecimento da população brasileira traz desafios para as políticas públicas, mas também abre oportunidades em setores como o mercado de trabalho para cuidadoras de idosos. Esse foi um dos temas abordados pelo coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, durante sua visita à turma do curso “Cuidadora de idosos” em Itapipoca. Acompanhado pela coordenadora do curso, professora Mardênia Gomes, ele também conversou com as estudantes sobre as oportunidades abertas para elas com a qualificação profissional realizada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) por meio do programa Mulheres Mil.

Durante o encontro, o coordenador adjunto reforçou que a qualificação proporcionada pelo curso “Cuidadora de idosos” é fundamental para garantir um atendimento humanizado, seguro e de qualidade. “Com o envelhecimento da população, é cada vez mais importante formar profissionais preparados para lidar com as necessidades físicas, emocionais e sociais dos idosos, promovendo bem-estar e dignidade em todas as fases da vida”, disse.

O professor Nelson Arruda também lembrou às estudantes o potencial que o curso tem para transformar a realidade profissional de cada uma. “Essa é uma oportunidade valiosa de investir no futuro de vocês. O curso não só oferece uma formação sólida, como também abre portas para um mercado que cresce a cada dia. Cuidar de pessoas é um ato de amor e responsabilidade. Com qualificação, vocês estarão preparadas para transformar vidas com profissionalismo e empatia”, afirmou.

Saiba mais

Com foco na capacitação de mulheres para o cuidado humanizado e profissional com a pessoa idosa, o curso gratuito “Cuidadora de Idosos” oferece uma formação completa, dividida em oito módulos. Entre os temas abordados estão: envelhecimento humano, direitos da pessoa idosa, políticas públicas, comunicação, cuidados diários, emergências, autocuidado e preparação para o mercado, com ênfase em empreendedorismo e mídias digitais.

As aulas são realizadas três vezes por semana. As participantes recebem material didático, auxílio financeiro durante o curso e, ao concluírem a formação, obtêm certificado emitido pela Universidade Estadual do Ceará.