Curso de Cuidadora de Idoso qualifica mulheres em Maracanaú com apoio da Uece

16 de abril de 2025 - 17:06

O coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, visitou, nesta semana, as duas turmas do curso “Cuidadora de idoso” ofertadas no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. As aulas das turmas, que totalizam 80 alunas, são realizadas em Maracanaú ocorrem no Centro Vocacional Técnico (CVTEC).

“Fui recebido pela Coordenadora local Jannaina de Paula Oliveira Santos. Visitei as duas turmas realizadas no município, conversei com as alunas e professoras para mostrar a importância do curso para a vida delas e o trabalho, além do compromisso da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em ofertar esse curso. Em um cenário em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o curso de Cuidadora de Idoso se destaca por abrir portas para o ingresso no setor de saúde e bem-estar — um dos que mais cresce no país, especialmente com o envelhecimento da população. Além disso, essa profissão oferece a possibilidade de atuação em diferentes contextos, como residências, clínicas, hospitais e instituições de longa permanência, ampliando o campo de oportunidades”, destacou Nelson Arruda.

Além de Maracanaú, o curso “Cuidadora de idoso”, realizado por meio do programa federal Mulheres Mil, também está sendo ofertado em Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu. Ao todo, a Uece está qualificando 610 mulheres, que recebem ajuda de custo e kit do aluno para concluírem o curso, que é totalmente gratuito.