Curso de Cuidadora de Idoso impulsiona autonomia feminina em Caucaia
16 de abril de 2025 - 14:24
O coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, participou, na última semana, do início das aulas do curso “Cuidadora de idoso” em Caucaia. Na ocasião, ele entregou o kit das alunas, com o material didático necessário para o acompanhamento das aulas, e conversou com as estudantes sobre as oportunidades que elas terão no mercado de trabalho a partir da qualificação profissional ofertada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
“Primeiramente estive na Escola Municipal Nely Caula de Carvalho, com a coordenadora Lívia Arruda Freire. Posteriormente, fui para a abertura na Casa da Mulher de Caucaia, com a coordenadora Lucélia Góis de Oliveira Arruda. Cada turma tem 40 alunos. Nas duas turmas, destaquei que a qualificação profissional como cuidadora de idoso representa uma oportunidade real de transformação na vida de muitas mulheres. Por meio desse curso, elas não apenas adquirem conhecimentos técnicos essenciais para oferecer cuidado digno aos idosos, mas também conquistam autonomia financeira, autoestima e independência”, diz o coordenador Nelson Arruda.
O curso de “Cuidadora de idoso” está sendo ofertado por meio do programa federal Mulheres Mil. A qualificação profissional possui carga horária de 160 horas-aula e é totalmente gratuito. O conteúdo repassado às estudantes está alinhado às necessidades sociais e às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que defendem o envelhecimento ativo.
Além das turmas de Caucaia, a qualificação também está sendo ofertada em Fortaleza, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu.