Uece realiza formação para professores do curso “Cuidadora de idoso”
3 de abril de 2025 - 17:44
Os candidatos selecionados pela chamada pública nº 26/2025 para atuarem como professores no curso “Cuidadora de idoso” participaram, nesta quinta-feira (3), de uma formação on-line para o início das aulas, marcado para a próxima segunda-feira (7). Realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) por meio do programa federal Mulheres Mil, o curso formará 610 mulheres em nove municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu.
A reunião de formação dos professores foi conduzida pela assessora pedagógica do Pronatec/Funece, Eleonora Lucas, que deu as boas-vindas aos selecionados e destacou a relevância do curso para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará. “A iniciativa possibilita o acesso à educação, contribuindo para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres. Além disso, é uma ação que busca promover a inclusão social, defender a igualdade de gênero, combater a violência contra as mulheres, promover o acesso ao exercício da cidadania e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mundo do trabalho”, disse.
A coordenadora do curso “Cuidadora de idoso”, professora Mardênia Gomes, lembrou que a realização do curso ocorre em um contexto de envelhecimento da população e apresentou aos professores os módulos que compõem a qualificação profissional e pontos relevantes para as aulas, como nomenclatura e conceitos de envelhecimento.
“A população está envelhecendo, Há a necessidade de formarmos pessoas para cuidarem dos idosos. Nesse contexto, precisamos desmistificar que envelhecer é adoecer. Por isso, estamos centrando nossas ações na ciência da gerontologia, que estuda o envelhecimento sob os aspectos biológico, psicológico e social. Atuaremos com a teoria do envelhecimento ativo proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa teoria incentiva um envelhecimento ativo, envolvendo a otimização de oportunidades de saúde, participação social e segurança para melhorar a qualidade de vida à medida que se envelhece”, explicou Mardênia Gomes.
Módulos
O curso “Cuidadora de idoso” será composto por oito módulos: Envelhecimento humano – senescência e senilidade; Direitos da pessoa idosa; Políticas públicas para a pessoa idosa; Interação, comunicação e relações interpessoais; Cuidados em relação às atividades cotidianas; Prontidão para agir em situações imprevistas; Cuidando de quem cuida; e Mercado de trabalho – empreendedorismo e mídias digitais.
Aulas
Durante o encontro, a coordenadora pedagógica do Pronatec/Funece, Ana Léa Bastos, apresentou o detalhamento da oferta dos cursos por cidade, a distribuição dos alunos por turmas, a lotação dos professores e a dinâmica das aulas. “O curso ocorrerá de forma presencial. As aulas ocorrerão três vezes por semana, com duração de três horas por dia”, explicou.
A formação contou ainda com uma apresentação feita pelo assessor de desenvolvimento da Alexandre Melo, que apresentou aos professores o sistema utilizado para o controle de frequência e nota dos estudantes.